Materiais
31 mar 2016

Fio de sisal: material versátil e natural

sisal

Aqui vai mais um material que não pode faltar na sua lista dos curingas! O fio/corda de sisal cabe em qualquer criação e traz um frescor que até clareia as ideias. Vem cá dar uma olhada na versatilidade desse material!

sisal3 (1)

Cultivo e extração de sisal – foto Mineragrex

De onde vem o sisal?

O sisal na verdade é uma planta (da família das bromélias) que é cultivada em regiões semiáridas. É originaria do México, mas foi introduzida no Brasil em 1903, na Bahia. Outro principal produtor de sisal no país é o estado da Paraíba, mas é Santaluz, Queimadas, Valente, Retirolândia, São Domingos e Conceição do Coité (todas na Bahia), que são chamadas de Região sisaleira e está localizado o maior polo produtor e industrial do sisal do mundo!

Do sisal, utiliza-se principalmente a fibra das folhas que é destinada majoritariamente à indústria de cordas, cordéis, fios, tapetes, etc.

sisal1

Dessa fibra o principal produto são fios biodegradáveis utilizados em artesanato, cordas (inclusive navais), torcidos, estofos, pasta para indústria de celulose, tapetes decorativos, biofertilizantes, ração animal, adubo orgânico e até em remédios, produção de tequila e como  substituto da fibra de vidro na indústria automobilística.

Ufa! Deu pra ver que a lista de possibilidades para utilizar esse material não acaba mais. Além disso, outra qualidade: uma fibra sintética demora 150 anos para se decompor, enquanto a fibra do sisal torna-se, em meses, um fertilizante natural. Só notícia boa, não é mesmo?

Então não tem desculpa para não usar e abusar desse curinga!

Quer ver ideias de uso para o sisal?

Além de toda a questão ecológica, o fio de sisal traz frescor ao ambiente, leveza e um toque rústico na décor. O já conhecido tapete feito do material vai superbem no calor do verão, e fica lindo na varanda ou naquele cantinho externo da casa, não acha?

sisal2

Imagens via Pinterest e Casa e Jardim

E que tal esses espelhos? Lembra-se da menção às estruturas navais? E se combinasse uma peça dessas com uma decoração no estilo praiano? Leia mais sobre o estilo nesta matéria e crie um cantinho com ares náuticos.

Quer fazer você mesmo?

Bora criar! Para começar com nível fácil, relembre nesse post aqui a técnica que a Ma usou para encapar garrafas com linha e se inspira nela para criar as suas peças com o fio de sisal, que tal?

sisal3

Quer mais? O que você acha de criar um pufe sem gastar quase nada e arrasar na decoração do espaço de laser da sua casa? Encape o pneu com sisal. Para mais DIY, algumas inspirações: cúpula de sisal, contorno de espelho, porta-copo e sousplat.

Onde comprar?

O o sisal pode ser adquirido tanto em corda (maior, mais grossa, torcida ou não) ou em fio.

Encontre sisal online na 1. Leroy Merlin, 2. Mercado Livre, 3. Casa das Cordas, 4. HAK Aviamentos, ou, se estiver por São Paulo, na 5. Zuza Armarinhos também vende o fio de sisal lá na rua Fradique Coutinho 514, em Pinheiros.

Curtiu? Já criou algo com o material? Conte  pra gente! E se tiver em mente algum outro legal que não pode ficar de fora das criações, deixe a sugestão pra gente criar post e inserir na categoria!

hak_banner

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
0 comentários