Moda Criativa
26 fev 2015

Murano de cerâmica plástica: vem conhecer o trabalho da Incomun!

incomumlogo

Você já ouviu falar de argila de polímero ou cerâmica plástica? Eu confesso que conhecia pouquíssimo do material e técnica e o pouco que já tinha visto era denominado de “massa fimo”, mas apenas criações menos elaboradas. Foi então que conheci a marca de acessórios, Incomun, e fui me inteirar deste universo! Que riqueza de trabalho! Te conto mais sobre o processo de criação, matéria-prima e marca a seguir. Continue cola-conectado!

Murano de cerâmica plástica

Sabem o processo de criação de murano de vidro, aquela arte linda e colorida italiana? Pois então, o processo com a massa de argila de polímero é bem similar. Tudo é mega artesanal, da produção e pigmentação da massa até o desenvolvimento da padronagem. As flores, desenhos e variações de cor que vemos aplicados em brincos, fivelas, pingentes, pulseiras não se trata de uma estampa, mas sim um corte de um cilindro composto por diversas cores. Não é mágico isso? E é por meio da junção dessas flores, espirais e misturas de tons que é trabalhada cada peça.

A massa foi desenvolvida da Alemanha e chegou ao mercado em 1954, inicialmente para crianças modelarem suas criações. Já a técnica chamada de “millefiore” ou mil flores, foi conhecida na Itália no século XV mas remonta de produções na Mesopotâmica. Ufa! Isso que é tradição!

incomum_arte1

Após assada a massa, as peças ficam extremamente resistentes e macias. Isso é o mais curioso, tudo é levinho e bem flexível, o que deixa o uso dos colares e brincos bem confortável. Ando superadepta ao brinco em forma de gota (foto abaixo) e comprovei!

Na Incomum, uma empresa familiar que começou há 17 anos, são as irmãs Thaís e Camila que gerenciam e desenvolvem todo o processo. A primeira é a artista plástica responsável pelas criações e a segunda, quem comanda o marketing e distribuição.

As aplicações da arte

Você pode não se dar conta no primeiro contato com a técnica, mas variedade de produtos que é possível originar é enorme! A Incomum aplica os desenhos em cerâmica plástica em sandálias e carteiras de couro, desenvolve maxi colares, brincos que contornam a orelha, arranjos para cabelo, móbiles… Tudo supercolorido e resistente! O efeito visual surpreende muito.

Além das peças, a Incomum também produz estampas em tecido com o resultado da combinação das massas, mais um viés da linha de produtos, também criativo e autoral.

incomum_arte2

Onde encontrar: Quer ver mais peças originais criadas com este conceito? Colacorelinha sugere as redes sociais da marca, aqui o Instagram e aqui a Fanpage. Por lá você acompanha as feiras que a marca participa, como Feira Hippie de Ipanema (Rio) Feira Hippie de Afonso Pena (BH) e também confere as lojas que contam com as artes. Há uma loja física em BH e também ateliê em Cuiabá. Quer mistura mais brasileira? É também muito legal flagrar cenas da criação, com as meninas literalmente com a mão na massa!

Para lojistas, a dica também é quente: a marca tem propostas para revenda em atacado e então é possível espalhar a Incomum em seu próprio comércio, bazar, loja multimarca. :) As meninas estão à disposição na Fanpage para ajudar.

incomumbrinco

Espero que tenham gostado tanto quanto eu! Acho encantador conhecer trabalhos artesanais como esse que continuam proliferando uma técnica tradicional com características da nossa cultura e natureza. Muito sucesso para a Incomun e que as flores, araras e borboletas se espalhem por aí!

Mais informações: Site  / Blog / Catálogo

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
0 comentários