Comidinhas
23 abr 2015

Receita fácil de muffins de chocolate

Cola-boração de Juliana Ventura

muffin

Não há quem resista a um bolinho de chocolate, não é mesmo? Se você é fã dos muffins de chocolate, esse post é perfeito para você.

Queria ensinar uma receita doce, e nada mais gostoso do que bolinhos docinhos quentinhos cheinhos de chocolate, não é? Eu costumava achar que a receita era trabalhosa, mas, na verdade, o fato de os muffins serem assados em forminhas individuais é que dá essa impressão. Esse muffin de chocolate é tão fácil que não precisa nem de batedeira nem untar forminhas individuais, já que usamos as de papel.

Vocês vão ver que a receita está inteira medida em peso. Por quê? A confeitaria é uma arte superprecisa. Então, quando indicamos copos ou xícaras, a receita pode sair diferente dependendo do utensílio que você usar. Com o peso, isso não acontece. Se não tiver uma balança em casa, tente usar um copo medidor.

Ele é perfeito para comer no café da manhã, servir com chá, com sorvete de sobremesa ou levar para o trabalho de lanchinho. A receita rende 10 muffins.

Vamos lá?

muffin2

Muffin de chocolate

Ingredientes

    • 250 g de farinha de trigo
    • 165 g de açúcar
    • 100 g de manteiga sem sal derretida
    • 8 g de fermento químico em pó
    • 2 ovos
    • 100 ml de leite integral
    • 5 ml de essência de baunilha
    • 100 g de chocolate ao leite picado

Mãos à obra

Em uma tigela peneire todos os ingredientes secos e mexa. Aqui, vai a farinha, o açúcar e o fermento. Derreta a manteiga e reserve. Eu só uso manteiga, não uso margarina nem culinária. Não gosto do sabor e acho que interfere na receita, mas se não tiver, pode usar! Misture os ovos, a manteiga, a baunilha e o leite com um batedor de arame e jogue a mistura na tigela dos secos. Misture bem, mas não demais. Você vai ver que em menos de um minuto, a massa estará inteira incorporada. Por último, coloque o chocolate e misture novamente.

ingredientes

Agora, é só encher as forminhas. Sendo de papel ou de silicone, o segredo e não encher até a borda, deixando um espacinho.

chocolate

Coloque em forno pré-aquecido a 170°C e asse por 15 minutos ou até os muffins estarem douradinhos. Os fornos são diferentes entre si, então, às vezes, leva mais ou até menos tempo. É só ficar de olho e saborear depois!

muff

Quer abastecer a cozinha com utensílios? Veja essas opções:

formas

1. Forma antiaderente para muffins Utilplast, 2. Formas  de muffin Pepper , 3. Conjunto de formas de silicone Spycy e 4. Assadeiras de chumbo KitchenAid

Vamos pra cozinha? Bom apetite!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
3 comentários
  1. Fotos lindas! Não pensei que fossem tão fáceis de fazer! bjs

    Responder
    • Vamos fazer juntas na próxima semana? Tenho as forminhas de silicone! Só falta a assadeira! ;)

      Responder
  2. Hum…deu até fome!! Amei a receita..muito fácil de fazer, hein? Vou tentar…

    Responder