Comidinhas
19 mar 2015

Tortinha de frango no pote: aprenda a fazer!

tortadefrango

Culinária no Colacorelinha? Entrei no blog certo? Sim, minha gente, o Cola é a favor de dias mais criativos e faltavam pautas para deixar a cozinha também mais original! Afinal, receber bem com receitas criativas, preparar doces saborosos e quitutes de se comer com os olhos também é uma arte! Preparem-se para aprender a fazer comidinhas charmosas e saborosas com uma amigona de infância, a nova cola-boradora deste primeiro e de mais muitos posts com o tema.

Ju Ventura, seja bem-vinda! A cozinha é toda sua!

—-

Olá, leitores! É com muita alegria que começo a fazer parte deste espaço criativo e lindo, criado com tanto amor e carinho pela Ma, que me confiou a tarefa deliciosa de criar delícias e compartilhar segredinhos de cozinha com vocês.

Minha trajetória até o fogão foi bastante natural, eu diria. Me formei jornalista e sempre tive um pé na cozinha. Cresci lendo livros de receita e vendo minha mãe fazer bolos e doces para todos os aniversários do mundo. Porém, até que eu decidisse que era isso mesmo que queria, demoraram alguns anos. Hoje, faço especialização em gastronomia e posso dizer que me achei. A comida é mesmo o meu caminho.

Por aqui, pretendo dar dicas de pratos simples, mas bem gostosos de preparar em casa para uma reunião de amigos, para um jantar a dois ou mesmo para comer sozinho.

Minha estreia vem um caso clássico de comida confortável, a “comfort food”. Essa tortinha é bem rápida e bem gostosa. Dá para fazer várias em formato mini e servir como entrada em um jantar ou preparar em um pote médio e comer sentado no sofá vendo filme (foi o que eu fiz!). Essa receita dá mais ou menos quatro potes médios (ou oito pequenos).

Olha que simples:

Tortinha de Frango no Pote

Ingredientes

    • 500 g de peito de frango desfiado
    • 1 pacote de seleta de legumes congelada
    • 1 cebola bem picada
    • 2 colheres de sopa de manteiga
    • Salsinha picada a gosto
    • 4 xícaras de caldo de frango
    • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
    • Massa folhada comprada pronta
    • Ovo para pincelar
    • Pimenta e sal a gosto

Preparando o recheio

Cozinhe o frango em água com uma folha de louro, dois dentes de alho, quatro ramos de salsinha e alguns grãos de pimenta. Quando estiver cozido, tire da água, reserve o caldo e desfie. Para fazer o recheio, derreta a manteiga na panela e refogue a cebola por cerca de três minutos. Depois, adicione os legumes (eu usei a seleta congelada, mas é possível fazer com os legumes que você quiser. É só picar e refogar com a cebola. Apenas se atente para adicionar os mais vegetais mais duros antes dos mais macios, para que todos cozinhem por igual) e refogue até que fiquem macios, mas não moles. Coloque o frango e continue mexendo por mais cerca de dois minutos.

Agora, é a hora de adicionar o caldo. Você pode usar o caldo do frango ou comprar o produto já pronto para ser dissolvido em água. Particularmente, prefiro usar o natural. Coloque as quatro xícaras e deixe levantar fervura. Coloque o sal e a pimenta a seu gosto. Para engrossar o recheio, é preciso colocar a farinha. Estipulei 3 colheres de sopa, mas pode ser que seja um pouco mais ou um pouco menos. Em geral, a gente percebe o ponto em que o recheio fica bom. Se estiver muito grosso, coloque um pouco mais de caldo, se estiver muito ralo, adicione mais farinha. Por último, coloque a salsinha picada e misture.

processo

O preparo da tortinha

Agora vem a parte mais fácil. Disponha o recheio em potes individuais próprios para irem ao forno. Cubra com a massa folhada (dá para achar massa já cortada em retângulos, mas se você só encontrar o rolo, corte um pedaço e divida a massa como preferir) e faça um talho no centro para respirar. Pincele com ovo e bote no forno pré-aquecido. Deixe até que a massa esteja douradinha.

tortadefrango1

Facinho, não? Depois me contem o que acharam! 

Juliana Ventura, autora das fotos, texto e receita.

—-

Cor no pote

Depois dessa dica deliciosa de receita, é hora de escolher ramequins (potes que vão ao forno) à altura desta comidinha. Para completar a sugestão da Ju, fiz uma seleção de peças que vão decorar a sua mesa e encantar os convidados!

ramequin

A vermelha, com tom clássico, é da famosa marca francesa Le Creuset. Já as azuis e panelinha cocotte são da Staub. Essas você encontra online ou em lojas de artigos de cozinha, porém há potes tão fofos quanto também nos supermercados. É fundamental apenas que elas sejam de cerâmica de alta resistência e aguentem temperaturas até 300 graus.

Boa aventura na cozinha e espero que gostem do novo tema por aqui!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
3 comentários
  1. SONIA LOPES

    QUE LINDOOOOOOOOOOOOO, E MUITO DELICIOSO. PARABÉNS PELA NOVA PROSPOSTA, RECEITINHAS SÃO SEMPRE MUITO BEM VINDAS!!!!!!!!!!!!!!!!! BEIJINHOS PRA VC MA STUMP E PRA JU VENTURA

    Responder
    • Oba! Obrigada pela visita e toda a sorte para a filhota que adoro tanto, Tia Sonia! Venha sempre ao Cola! <3

      Responder