Sem categoria
14 maio 2015

Você costuma trabalhar alguns dias/ períodos fora de casa?

fe

A pergunta pode soar boba para quem tem um trabalho fixo e a rotina é sair cedo de segunda a sexta e já ter toda a sua bancada de trabalho montada em um ambiente externo. Porém, é superválida e relaciona-se a outra experiência para quem trabalha por conta própria e costuma manter a sua rotina de atividades no lar doce lar. Esse é seu caso? Então, trabalhar fora de casa e levar sua estrutura de home office de tempos em tempos para um ambiente diferente pode fazer toda a diferença. Vem comigo!

Por quê variar de espaço?

Quando a gente escolhe trabalhar de forma independente, seja ao prestar serviço para empresas, seja para tomar conta da sua própria, ou também para produzir suas criações, a rotina se torna mais introspectiva. Ao menos que você tenha uma equipe ou trabalhe com sócios, as atividades do dia a dia são mais solitárias e a dinâmica dos tempos, tarefas e metas depende apenas de você. Tudo isso, todos os dias comerciais e apenas você com você mesma pode acabar se tornando solitário em alguma hora. E então, para quem o ritmo tenha pequenas surpresas e ganhe novas vozes, sabores, ambientes e cheiros a suas horas… Por que não transferir computador e tarefas para um ambiente diferente às vezes?

O simples fato de sair de casa, se arrumar, pensar no que precisa levar e para onde ir já pode ser capaz de agitar o dia e impulsionar uma inspiração nova. E então, o novo ambiente, que pode ser seu pequeno universo particular por algumas horas da semana, vai trazer uma experiência diferente à produtividade. Esse espaço pode ser um café com wi-fi, uma livraria, uma praça, a casa de uma amiga, um ateliê. O importante é ter um canto agradável e estar compatível as suas necessidades e função. Se a internet é fundamental, uma conexão rápida e livre será fundamental. Mas, se não, o espaço desconectado até pode fazer bem para quem se force a trabalhar em algo offline por esse período.

fone

O que levar para trabalhar fora de casa?

Eu percebi desde sempre que mudar minha rotina de trabalho me faz bem e me obriga a colocar metas, me torna mais rápida em alguns momentos e em outros, simplesmente me faz me sentir mais produtiva novamente. Tem vezes que troco apenas de local de trabalho na casa, e tem vezes que sinto uma supervontade de trabalhar com outras pessoas por perto, escapar para um ambiente público e com mais sons ao redor. Para isso, optei desde o início em trabalhar com laptop. É prático para eu ter tudo sempre a mãos e editável ou trabalhável, com os programas que preciso também. E como já é rotina eu me transferir para um dos clientes ao menos dois dias por mês, é fácil transferir meu espaço. Tenho uma bolsa coringa onde já monto o kit e é com ela que o “#colavisita” e eu trabalho de onde for.

O kit para trabalhar fora de casa é o básico que você bem pode imaginar: mochila ou bolsa com laptop, carregador, adaptador para o carregador (coisa que demorei para incluir no combo e já sofri com muita tomada), fone de ouvido confortável (adoro ver e ouvir gente, mas com minhas antenas ligadas sempre, eles são mega importantes), agenda, celular e… podem ri, até mouse e mousepad, muitas vezes! Com tudo isso, minha escrivaninha particular está completa e me sinto disporta para produzir de qualquer lugar. Aí, como o lugar é na maioria das vezes um café (estou escrevendo esse post do Starbucks da Paulista), completo o kit com uma bebida quente e o ritmo rende ainda mais.

Escolha lugares bons parceiros de trabalho!

Se para você a experiência da “expansão” do home office funcionar, minha dica seria ir atrás de lugares vizinhos ou bons pontos de parada que possam ser frequentemente espaços de trabalho. Hoje em dia, tenho lugares que gosto de trabalhar na cidade onde moro e também em São Paulo, quando venho visitar cliente e participar de eventos. É legal já saber desses espaços em que nos sentimos confortáveis, que sabemos onde está aquela tomada que irá nos socorrer e onde já podemos contar como opções de escape e refúgio.

E você? Também gosta de montar seu pequeno universo em outro local às vezes? Fique à vontade para usar os comentários e compartilhar suas sugestões e experiência. ;)

Foto de abertura daqui
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
2 comentários
  1. Eu costumo fazer isso quando tenho encomendas para casear ou crochetar, faço um “atelier itinerante” pra casa da minha mãe. Já pensei em levar a um parque grande que tem aqui a dois quarteirões de casa, mas ainda não tive coragem…rs… vou arriscar!! bjs, adorei o post!

    Responder
  2. Eu também sinto isso Ma, acho que trabalhar alguns dias fora de casa dá um certo ânimo, uma sacudida na rotina do home office. Procuro fazer isso pelo menos uma vez por semana. :)

    Responder