Moda Criativa
18 maio 2016

National Geographic e C&A: For the Love of Fashion

O mundo está mudando, as mudanças climáticas são visíveis, a escassez idem e é impossível não se engajar em movimentos e atitudes pró-sustentabilidade. Muitos gestos podem fazer grandes diferenças para a preservação do ambiente e manutenção do nosso bem-estar e de todas as espécies, e por sorte, há marcas com grande poder de engajamento e transformação dando alguns passos.

C&A for the love of fashion

Menos impacto, mais engajamento

A C&A junto com a National Geographic foi atrás da produção de algodão orgânico, seus desafios, benefícios e lugares de cultivo em busca de apresentar novos rumos para o mercado da moda e diminuir o impacto do crescente consumo de roupas e tecidos.

documentário for the love of fashion

Tive a chance de ver em primeira mão a exibição do doc For the love of Fashion que foi o resultado do estudo dessa produção sustentável hoje, dia 18 de maio, e não poderia deixar de compartilhar aqui sua importância.

Em busca de mais cultivo consciente

Com o documentário e novas iniciativas marca, a C&A visa estimular público consumidor e outras marcas da cadeia de moda a prestar atenção nas matérias-primas, seu modo de produção, como vivem os agricultores, famílias e o impacto dessa produção. O algodão orgânico hoje representa apenas 1% do total produzido mundialmente, e esse todo deve migrar para a sustentabilidade e nova forma de produção. Menos pesticidas, mais respeito a toda cadeia envolvida, menos gastos, e principalmente, menos água desperdiçada.

Para encabeçar e dar o bom exemplo, a marca que apoia a causa já é uma das grandes consumidoras mundiais de algodão orgânico e apresenta uma seção de vestuário bio ou orgânico em suas araras. Agora o objetivo é baixar o valor e fazer os clientes sempre fazerem essa opção.

algodao organico C&A

O documentário tocou e despertou muitas questões. Foi superinteressante ver o projeto, viajar junto com a a apresentadora Alexandra Cousteau por diversos pontos fundamentais para essa cultura, e depois presenciar a mesa redonda com importantes profissionais desse cenário.

Fica a pergunta: por mais preocupada(o) que você seja com os produtos alimentícios que compra e ingere, também já fez questão de comprar orgânicos para suas roupas? Já se perguntou o dano que aquele algodão com tantos pesticidas pode produzir?

Exibição na tevê

Felizmente o doc não ficará só nessa exibição para imprensa e líderes de opinião do setor, o filme vai ao ar no canal National Geographic no dia 25.05 às 17h15. Recomendo muito! #colaindica

O assunto tem tudo a ver com o movimento slow fashion que falamos neste post e também com o estilo de vida menos consumista e mais artesanal deste outro tema aqui. Vale rever!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
1 comentário
  1. Mazitas, vou compartilhar seu post dja!
    Semana passada fui numa palestra sobre tecidos e artefatos indianos e em certo momento o assunto era este: algodão e seda orgânicos na India .
    Mas tem um lance que precisa ser prestado atenção que muitas vezes fica de fora desses papos todos: as empresas querem que as pessoas consumam os orgânicos (por mil motivos) mas acho que a gente tem que saber nao apenas se o tecido é sem pesticidas, mas se toda a cadeia é sustentável, ou seja, se a família foi paga decentemente, se o processo de produção nao ê escravo, se toda mão de obra envolvida é livre de crianças etc.

    O buraco é tão embaixo, né?

    Quero muito ver esse doc e me atualizar sobre como isso esta rolando, porque tenho visto muita coisa bela por fora e ñ tão bela por dentro…

    Outro assunto que me interessa muito é reciclagem de tecidos..
    Ja viu? Acho que na Suecia ta tendo uma movimentação imensa, super massa!
    bj

    Responder