DIY
18 out 2015

Como reutilizar vidro com caneta e arame

vidro1

Acumular/guardar vidros de embalagens é algo que faz parte da minha rotina de dona de casa! Tenho pavor de jogar fora vidros de geleia (o que consumo bastante) e conservas. Descartar sem ao menos tentar reaproveitar é algo que foge completamente do meu hábito. Há tantos novos usos para um pote de vidro! Desde utilizá-lo para organização até decoração, as possibilidades são muitas!

Neste domingo, minha vontade era dar cara nova a alguns que tinha recentemente tirado os rótulos. A escolha foi decorá-los com caneta e arame. O objetivo: transformá-los em arandelas para velas. Lindos para pendurar ou dispor sobre a mesa.

Materiais

Para criar os desenhos usei dois tipos de caneta que riscam em vidro, porcelana e outras superfícies: caneta Posca e caneta metálica Faber Castell. Tem post no Colacorelinha falando de ambas: para conhecer mais Posca, clique aqui e para saber da segunda, vem cá.

Já para manusear o arame, fácil: bastou um alicate do marido e um puoquinho de força. Procure usar um arame fino e maleável, será mais fácil criar o formato da alça e prender também ao redor do vidro e nas laterais.

vidro2

Alça de arame

Para dar uma graça e poder carregar o vidro com uma vela para onde quiser, quis criar uma alcinha simples. Poderia ter feito após a pintura, mas a ansiedade para testar era tanta que fiz antes. O bom é que o manuseio após pintar foi menor, então, a ordem até foi funcional. Porém, se quiser levar os vidros ao forno para tornar a aderência da caneta maior (sem usar spray de verniz), coloque o arame depois de tudo seco e “assado” por 20 minutos na temperatura mais baixa.

A criação da alça é sem segredo, certo? Basta contornar ao redor da boca do vidro, fazer uma voltinha de um lado e então, passar o arco e fazer a mesma amarração do outo lado. Pressione com o dedo para fazer uma voltinha e então corte o excesso com o alicate. Cuidado, hein?

vidro3

Desenho livre sobre o vidro

Agora é hora de criar um tema para a pintura! Com canetas Posca preta, fiz o traço das flores e então, com as metálicas com ponta tipo pincel fui pintando o interior do desenho e dando acabamento. Uma camada de cor após a outra e com o cuidado de esperar secar um pouco cada uma.

vidros4

E esse foi o resultado! Os vidros mal aparentam terem sido de palmito e geleia, vai? Agora a ideia é colocar uma vela no interior e pendurar em uma charmosa varanda. O que me diz? O efeito com a chama de luz deve ficar bem bonito!

Com o tempo, sem contato com água, o desenho fica mais permanente no vidro. Para impermeabilizar e tornar mais perene, basta uma camada de verniz. O enfeite está pronto e essas arandelas vão direto para a Loja do Cola, minha vendinha no Elo7.

Espero que tenham gostado! Qual será a próxima criação aí em seu lar doce lar?

>> Para ter ideias de como decorar com pote de vidro com luz de vela ou pisca, confira esse post!

Materiais
27 set 2015

Como usar gelato da Faber-Castell: minha primeira experiência

gelato

Os gelatos da Faber-Castell, bastões de giz de cera retráteis e multiuso, agora estão disponíveis também no Brasil. O material que já faz sucesso com criativas adeptas ao scrapbooking e mixedmedia (trabalhos com multi técnicas) lá fora agora também pode ser encontrado em nossas papelarias e está começando a se espalhar por blogs e canais de desenho e artesanato brasileiros. Fiquei supercuriosa com esses estojos de bastões e feliz da vida quando recebi uma caixa com 12 cores da própria marca. O intuito era eu mesma descobrir suas possibilidades! Que desafio colorido e tentador para um domingo à tarde!

Você sabe como usar o gelato?

A pergunta acima era exatamente a minha ao ver pela primeira vez a foto do estojo. Disponível em quatro cores com carimbo e pincel, ou em 12 cores com um manual com suas várias técnicas, o gelato é um bastão que pode ser usado 1.diluído em água como aquarela, 2. como giz que permite degradês quando espalhado com dedo ou pincel úmido, é 3. tinta para carimbo e 4. também pode ser borrifado com spray para um efeito gotejado. Aham, tudo isso. E aí, tem ainda outra coisa que me surpreendeu: como a pigmentação é forte, adere a papel, tecido e madeira.

Cada uma dessas técnicas pode ser usada sozinha ou também misturada, o que ao meu ver é bem mais interessante. Hoje então, fui colocar à prova suas cores e testar uma padronagem feita com carimbos, pincel, gelato e água no papel poroso próprio para aquarela.

gelato3

Gelato com carimbo e base de acrílico

Minha proposta era criar livremente uma estampa com os carimbos gelatinosos de botões e carretel. Nem mesmo esse tipo de carimbo eu já havia usado, por mais velho de guerra ele seja para artesãs adeptas ao scrapbooking. Você sabe como funciona? Basta posicionar as figuras escolhidas da cartela em uma base de acrílico (são compradas separadamente) e então, colorir com os gelatos ou se for carimbar com tinta comum, bater a esponjinha da carimbeira.

Com os bastões, por ele ser macio, é fácil pintar cada desenho do carimbo. A cor pega facilmente e para que seja simples mesclar mais de uma cor e tornar mais fluida, é só pincelar com um pouco de água. Feito isso, vire a superfície de acrílico e carimbe onde quiser! Sou fã de técnicas livres e fui colorindo a folha para aquarela sem ordem ou regra. :)

gelato4

Pincel para criar efeito aquarelado

Depois de formar diferentes composições com os carimbos e cores na placa de acrílico e ir passando para o papel, foi a vez de apostar no degradê. Passei o gelato seco mesmo pelas bordas do papel e fui deixando o relevo da sua trama aparecer. Repeti com duas ou três cores, azul, rosa, roxo. Por fim, molhei o pincel que vem no estojo e fui misturando os tons, puxando a água para o interior o do papel.

IMG_20150927_135202872_HDR

Depois de pronta a arte, qual o uso?

Papel colorido lindamente tem n destinos criativos, não é? Pode ser quadro com moldura e ir para uma parede criativa, forrar um porta retrato e fazer esse virar bandeja, ser cortado em forma de tags para presente, virar cartão de visita com nossos dados impressos… E senta que lá vem ideia!

Minha escolha da vez: quando as cores e composição pareciam atraentes pra mim, deixei o papel de lado para secar completamente. Com a arte seca, notei que a largura e altura (3/4 de um A4) era ideal para marcadores de livro. Tasquei régua e estilete e cortei a folha em 4 tiras.

IMG_20150927_141236415_HDR (1)

Com a composição variada, a mesma arte rendeu quatro criações diferentes. Uma mais aquarelada, outra mais seca, outra mais carimbada. Gostei tanto!

gelato1

Para completar o marcador de páginas, peguei agulha (alô, furador que eu sei que tenho, cadê você aqui em casa?) e barbante tipo twine e sinhaninha. Marquei com lápis o furo e depois furei e passei o fio dobrado ao meio. Prontinho! Versões com sinhaninha e barbante nasceram em instantes!

marcadordelivro

Minha primeira experiência com gelato chegava ao fim e minhas horas de criatividade do domingo não poderiam ter sido melhores! Cabeça relax para uma nova semana e mais um material favorito na vida. Sou uma adorara de lápis de cor, giz pastel, aquarela, e senti que o gelato permite usar um pouco de cada técnica e garantir um efeito misto superrápido! É realmente bem multiuso e me fez ter vontade de testar muitos outros projetinhos como esse. Aprovado por vocês também?

gelato2

Para adquirir 

Para quem também ficou interessada no material, o gelato chegou ao Brasil há uns dois meses e está sendo vendido em grandes papelarias. Vi que jogando no google é possível encontrar algumas opções de venda online também. O valor sugerido para estojo com 4 cores é de R$59,00 e o de 12 cores, R$99,00. Ambos acompanham um pincel chanfrado. Com este primeiro contato, notei que a durabilidade deve ser boa, porque é necessário riscar pouco para obter boa cobertura.

Curtiram o post que mistura nova técnica a passo a passo? Espero que sim! 

Leia Também: