Acumular/guardar vidros de embalagens é algo que faz parte da minha rotina de dona de casa! Tenho pavor de jogar fora vidros de geleia (o que consumo bastante) e conservas. Descartar sem ao menos tentar reaproveitar é algo que foge completamente do meu hábito. Há tantos novos usos para um pote de vidro! Desde utilizá-lo para organização até decoração, as possibilidades são muitas!
Neste domingo, minha vontade era dar cara nova a alguns que tinha recentemente tirado os rótulos. A escolha foi decorá-los com caneta e arame. O objetivo: transformá-los em arandelas para velas. Lindos para pendurar ou dispor sobre a mesa.
Materiais
Para criar os desenhos usei dois tipos de caneta que riscam em vidro, porcelana e outras superfícies: caneta Posca e caneta metálica Faber Castell. Tem post no Colacorelinha falando de ambas: para conhecer mais Posca, clique aqui e para saber da segunda, vem cá.
Já para manusear o arame, fácil: bastou um alicate do marido e um puoquinho de força. Procure usar um arame fino e maleável, será mais fácil criar o formato da alça e prender também ao redor do vidro e nas laterais.
Alça de arame
Para dar uma graça e poder carregar o vidro com uma vela para onde quiser, quis criar uma alcinha simples. Poderia ter feito após a pintura, mas a ansiedade para testar era tanta que fiz antes. O bom é que o manuseio após pintar foi menor, então, a ordem até foi funcional. Porém, se quiser levar os vidros ao forno para tornar a aderência da caneta maior (sem usar spray de verniz), coloque o arame depois de tudo seco e “assado” por 20 minutos na temperatura mais baixa.
A criação da alça é sem segredo, certo? Basta contornar ao redor da boca do vidro, fazer uma voltinha de um lado e então, passar o arco e fazer a mesma amarração do outo lado. Pressione com o dedo para fazer uma voltinha e então corte o excesso com o alicate. Cuidado, hein?
Desenho livre sobre o vidro
Agora é hora de criar um tema para a pintura! Com canetas Posca preta, fiz o traço das flores e então, com as metálicas com ponta tipo pincel fui pintando o interior do desenho e dando acabamento. Uma camada de cor após a outra e com o cuidado de esperar secar um pouco cada uma.
E esse foi o resultado! Os vidros mal aparentam terem sido de palmito e geleia, vai? Agora a ideia é colocar uma vela no interior e pendurar em uma charmosa varanda. O que me diz? O efeito com a chama de luz deve ficar bem bonito!
Com o tempo, sem contato com água, o desenho fica mais permanente no vidro. Para impermeabilizar e tornar mais perene, basta uma camada de verniz. O enfeite está pronto e essas arandelas vão direto para a Loja do Cola, minha vendinha no Elo7.
Espero que tenham gostado! Qual será a próxima criação aí em seu lar doce lar?
>> Para ter ideias de como decorar com pote de vidro com luz de vela ou pisca, confira esse post!