É dia de estreia no Cola! Tem cara nova e olhar fresco no pedaço! Afim de trazer ainda mais conteúdo para o blog e não perder oportunidade de visitas, coberturas e eventos da área, agora o conto com a cola-boradora Marilia Pessini. Mais um braço, mais pesquisas por boas pautas! Recém chegada em SP, estudante design de produto e ávida por conhecer o mundo das formas, cores e criação, Marilia vai colaborar com diferentes pautas e assuntos.
Hoje ela dá a largada para sua participação com uma dica cultural para lá de especial. O Espaço Cultural Porto Seguro abriu as portas e recebe a exposição Grandes Mestres.
Vamos conferir esse passeio? Agora é a Marilia que comanda a visita.
Quem já leu/assistiu O Código da Vinci levanta a mão! Ou então: quem se lembra um pouquinho das aulas de história da escola? Ok, vai… Então, quem se lembra das Tartarugas Ninjas? Estou falando de Leonardo, Rafael, Michelangelo (a tartaruga Donatello vai ficar de fora dessa vez)… São os três acima os chamados de Grandes Mestres renascentistas, tema da exposição do #colavisita dessa semana.
Exposição interativa Grandes Mestres
Com produção e instalações criativas e dinâmicas, o espaço traz uma exposição interativa em que a gente pode mexer em algumas das réplicas, ver como funcionam e mergulhar fundo nesse momento da história que foi um dos períodos mais inventivos da humanidade.
As obras expostas são réplicas de criações de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio, concebidas pelos artistas italianos Alessandro Vezossi (especialista em Leonardo da Vinci), Francesco Buranelli (especialista em Michelangelo) e toda produção é do sueco Mats Rönngard. Esculturas como Davi e Pietá foram reproduzidas em tamanho real, produzidas na Suécia e trazidas pela primeira vez para a América Latina para essa superexposição que inaugura o Espaço Cultural Porto Seguro.
Visita guiada
O passeio pode ser feito com o acompanhamento de um guia que nos conta sobre as obras originais, a relação com as réplicas e como elas se encaixam no contexto do período. Mas se você preferir, também pode seguir sozinha(o) com um áudio guia conectado a cada estação da exposição.
Ingressos e como chegar
A mostra teve início no dia 30 de janeiro e vai até dia 04 de abril. Quer uma ótima notícia? A entrada é franca, basta fazer a inscrição no site e reservar seu ingresso. Ah! E é facinho de chegar: é perto da estação de metrô da Luz. Isso sem falar que o espaço disponibiliza vans que fazem o trajeto metrô – expo – metrô. Esse serviço é gratuito também!
Sobre o espaço
O Espaço Cultural Porto Seguro é um projeto arquitetônico assinado pelo escritório São Paulo Arquitetura (Miguel Muralha e Yuri Vital), assimétrico, com formas que conversam com a luz e a acústica e fogem da normalidade das formas por causa da quebra de paralelismo do prédio.
Oficinas criativas
E além da expo, a agenda do novo espaço cultural está cheia! Já estão rolando oficinas e vivências pra gente aprender e ver como funcionam (funcionavam) as técnicas de arte da época dos grandes mestres. Tem desde oficina de “regras naturais do desenho” (que fala sobre a proporção áurea e fabricação de modelos tridimensionais) até “pintura com têmpera de ovo” – ou melhor, gema! Essa é uma das formas que eles faziam as tintas na época.
Tive a chance de assistir um pouco de como funcionavam algumas dessas técnicas… Dá uma olhada nas fotos! Dá para conferir o charme que é o ateliê das oficinas! As oficinas não são gratuitas, é preciso se informar no site e fazer sua inscrição.
Fica a sugestão de passeio e chega ao fim minha primeira participação no blog. Em resumo? O Espaço Cultural é lindo, a exposição também está linda e foi uma tarde de muito conhecimento! Finalizei tomando um cappuccino delicioso ali ao lado, e de quebra, peguei a programação que está acontecendo no Teatro da Porto Seguro. Quem sabe não gera mais uma pauta?
Vale muito a pena conferir e passar uma tarde gostosíssima por lá! #colaindica
parabéns pelo blog e reportagem sobre exposição grandes mestres.