Dicas
10 mar 2015

Como cuidar de suculentas: minha experiência

comocuidardesuculentas

Para blogueiras de moda e beleza, vejo nos vídeos e posts que as perguntas mais frequentes das leitoras são “como você cuida de sua pele?”, “como você organiza seu closet?”, “quais são seus cuidados com o cabelo?” Como por aqui isso não anda chamando muita atenção (mas me aguardem! rs), tem uma pergunta que ouço frequentemente nas redes sociais que acredito que possa ser uma dúvida comum por aí também: “Como você cuida das suas suculentas?” e “Como e quando devo regá-las?”. Não tem uma vez que não poste foto da minha coleção e não surja uma perguntinha… Pois como amo o tema e sou completamente apaixonada pela espécie, venho compartilhar minhas experiências e como cultivo meus vários tipos.

Atentem-se que não sou especialista e nem fui em busca de ajuda profissional, o que compartilho aqui é o que tem dado certo e percebo no meu dia a dia de anos de convivência com as queridas suculentas. Desde que me mudei para Ilhabela não é segredo que tenho tido o maior prazer em cultivá-las e todos os dias me dedico a observá-las um pouquinho.

suculentas

Dicas básicas de cultivo de suculenta

1. Onde cultivá-las

Um dos enganos comuns de quem ganha ou compra uma suculenta é o lugar onde deixa seu vaso. As suculentas gostam de sol intenso ao menos em parte do dia e então luz indireta nas demais horas. Logo, colocar os vasos próximos à janela, na varanda ou onde tenha grande contato com a luz do sol é fundamental.

Para o vaso, a melhor opção são os vasos de cerâmica ou barro, percebo que elas se acomodam melhor e guardam umidade, porém, deixar nos vasos de plástico preto ou plantar em latinhas nunca fez mal algum por aqui.

2.Como e quando regar

Depois desse cuidado, vem a rega: suculentas acumulam água em seu interior, portanto, não demandam de solo úmido e muitas regas. Para que elas fiquem saudáveis, em épocas quentes, regue uma vez ou duas por semana, já no frio, uma única é mais que suficiente. Porém, o ambiente em que você vive conta muito, minha casa dá para o canal, logo, o ar é mais úmido! Aqui, tem semanas que percebo que elas já absorvem do ar água mais que o suficiente para viverem bem.

Um conselho que dou, depois de ter ressecado algumas queridas suculentas ou encharcado outras, é observar sua rigidez antes de dar mais água. Quando as folhas estão gordinhas e com aspecto saudável, é sinal de que estão satisfeitas. Já quando quebram com facilidade e se soltam do galho, algo está errado e costumo associar a excesso de rega. Agora quando parecem ressequidas, não tem erro, né? Água nelas! Porém, o jeito de regar é importante: borrifar é bacana ou colocar a água na terra, não nas folhas. ;)

Ah e outra coisa: arranque com carinho toda vez que vir folhas amareladas ou marrons. Com cuidado, viu? Porque não há tristeza maior que arrancar um caule ou folha saudável junto sem querer. Mas é importante fazer a limpeza para ela continuar com energia.

3. Sugestões para replantar

O mais incrível de cultivar suculentas é notar a facilidade com que podemos criar novas mudas! Uma única folha ou galhinho é capaz de originar uma nova planta, já que ela desenvolve novas raízes facilmente. Para transplantar mudas que crescem nos caules das rosas de pedra ou originar novas mudas por meio de folhas, basta deslocar a parte com cuidado para um novo vaso com terra saudável e já úmida. Eu adoro presentear pessoas queridas com filhotes das minhas! Costumo plantar as mudas em latas de extrato de tomate ou leite condensado. Fica decorativo e vão muito bem!

Será que as dicas ajudaram? Você também é uma fã dessa planta linda? Eu costumo publicar as minhas com a hashtag #suculentaaddicted em minha conta do Instagram. Acompanhe! E se as dicas ajudarem, fique à vontade para tirar outras dúvidas!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
7 comentários
  1. Amo plantas e em especial os cactos e as suculentas, valeu muito suas dicas, abraços.

    Responder
  2. Gostei do post e sua experiência!
    Bjs,

    Responder
  3. Pati

    Oi! Ganhei algumas e começaram a murchar e ficar com as folhas enrugadas e secar por baixo, fiz algumas mudas, mas as originais morreram, mesmo tentando regar elas mais… Pode ser muita ou pouca água?

    Responder
    • https://www.mastump.com.br/wp-content/themes/plicplac/imagens/avatar.jpg

      Oi, Pati! : )
      Elas estavam em um lugar com luz natural e bastante sol? Acredito que tenham começado a enrugar por falta de água, acontece assim por aqui. Veja se não é necessário regar duas vezes por semana para ficarem sempre com a aparência gordinha. Boa sorte com estas! Seja sempre bem-vinda!

      Responder
  4. vera queiroz

    Amo essas plantinhas… aqui em Santos é muito úmido e as que tive infelizmente não tive o cuidado de observar e acabei matando minhas plantinhas:( …mas não desisto vou adquirir mais e prestar mais atenção nelas com as tuas dicas…obrigada!!!
    Amo Ilhabela… acho essa ilha um pedacinho do céu…bjus

    Responder
  5. Amei o post, Ma! Vou deixar salvo para ler sempre que precisar, pois estou querendo voltar a ter suculentas em casa ♥

    Responder
    • https://www.mastump.com.br/wp-content/themes/plicplac/imagens/avatar.jpg

      Oi, Jess! Que bom te ver aqui! Venha sempre e me conte como vão suas suculentas! <3

      Responder