Em mais uma #colavisita, fui recebida na Novelaria pela Lica, dona do espaço. A Lica me fez me apaixonar (se é que ainda tinha como me apaixonar mais) pela proposta incrível que é a Novelaria. Deixa eu te contar…
Logo de cara fiquei extasiada e encantada com a decoração do lugar. O que tem de capricho no ambiente não é pouco. E conforme fui conhecendo o que é de fato a Novelaria só dava vontade de conhecer ainda mais.
Histórico
A Lica é publicitária de formação e ao longo da vida foi descobrindo outros amores como a fotografia, produção e moda. Foi então, que há mais ou menos cinco anos atrás, ela e uma amiga tiveram a brilhante ideia de trazer do exterior um espaço/conceito que não se vê por aí pelo Brasil.
Hoje, especialmente esse ano, as aulas de tricot e crochet estão bombando. Com a volta desse feito à mão tanto na moda quanto na décor levou as alunas a procurarem a Novelaria com ainda mais força esse ano. Mas não foi sempre assim. Ainda bem que a tendência voltou e a vontade de “fazer você mesmo” está mais vivo nas pessoas.
Quem pratica “novelaria”
E quanto aos alunos, tem de todas as idades, tem quem nunca viu agulha e quem faz isso há tempos. O divertido é a troca de experiência e o “tricotar” vira muito mais do que um cruzar de agulhas.
Tem quem procure as aulas para aprender a fazer para si, ou para presentear e até para vender. Tem quem procure pelo efeito terapêutico. Tem quem faça disso um aprendizado e tem quem faça com perfeição. Os motivos são inúmeros e as possibilidades incrivelmente infinitas, mas são sempre forte o bastante para reunir todos naquelas “salas de estar” todas as semanas, faça frio ou calor.
O bordado, tricot ou crochet são também terapia. Lica conta que, ao se agruparem, as mulheres (a maioria são mulheres) falam, riem e se ajudam a elaborar questões e angústias e compartilhar experiências.
A Novelaria
Essa é a alma da Novelaria: um espaço dedicado com muito carinho a proporcionar encontros. Reunir pessoas com o mesmo interesse: tecer. Seja no bordado, no crochet ou no tricot, ou tecer horas a fio um papo bom.
E para encontrar o fio da meada perdido, em um mesmo ambiente a Novelaria oferece a loja, o café e os cursos, e a proposta é simples: um lugar aconchegante para “tricotar” – também no sentido da expressão – e tecer com os amigos. Como se estivesse em casa (ou na casa da avó).
A loja conta com materiais em sua maioria importados, e a qualidade é pré-requisito para estarem lá. Uma infinidade de fios, agulhas, origens, cores e finalidades. Se tiver a ver com agulha, tem lá! Ah, e dá para comprar online também!
O café não preciso nem dizer, só aprecio e te convido para ter essa experiência também. Sobre os cursos você acha todas as informações aqui no site (renovado) da Novelaria.
Projetos inspirados e inspiradores
E falando em cursos, aprender a tricotar inspirou tanta gente que já foi lá, que hoje tem diversos e lindos projetos com iniciativa de alunos ou do próprio grupo da Novelaria.
A Lili, Eliane Yazigi Sarcinella,aluna de lá, junto com a editora Passavento, vão lançar o livro “Mães, emoções e confissões” lá no espaço no dia 08 de abril das 19h às 22h30. O livro tem uma parte dedicada a contar como a vida da Lili mudou depois que ela começou a fazer tricot e crochet. É para inspirar, não é?
O projeto Cachecóis for humanity, é também de aluna da Novelaria, e consiste em um movimento que convida pessoas a tricotar cachecóis para distribuir carinho e proteção para a humanidade. E o movimento convida também para o Dia das Boas Ações que acontece dia 10 de abril no Ibirapuera, em São Paulo. E o povo da novelaria estará lá marcando presença. Cheque as informações neste link.
Amanhã
O projeto Ponto Firme é uma parceria com o artesão e estilista pernambucano Gustavo Silvestre e trata-se de uma iniciativa que leva técnicas manuais de criatividade à Penitenciária masculina Adriano Marrey, em Guarulhos, com a realização de um trabalho de moda sustentável para a valorização do artesanato brasileiro e para o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos.
E, deste projeto – olha só que coisa boa – acontecerá amanhã, 02 de abril, das 9h30 às 19h30, uma exposição com os trabalhos realizados pelos penitenciários durante o projeto. Não vai perder, hein! A exposição acontecerá lá na Novelaria mesmo, e o endereço certinho você encontra no site também e no evento, só clicar.
Gostou? Eu amei! Absolutamente inspirada te convido para conhecer esse lugar lindo e ter essa experiência também. Gosta de fazer tricot, crochet e bordado? O que você acha de um lugar como a Novelaria? Incrível, né?