reflexão
20 jan 2014

Cor combina com cor na sua casa? Sobre diversidades no lar.

Parece a definição das mais clichês, mas é a mais pura verdade o quanto a decoração de uma casa reflete a personalidade de quem ali vive. Dá para sentir direitinho quais são as prioridades, gostos, forma de vida dos donos só de dar um giro rápido pela décor dos ambientes.
 
Um dos pontos fortes que sempre reparo são as variações de cores no espaço. Quem entra aqui em casa, de duas uma: ou me pergunta como convivo com a quantidade de informações que a os cômodos passam ou se encanta com a mistura de tudo. Não é todo mundo que lida bem com o excesso e com as camadas de cores e formas e texturas. E suas casas (e até estilo de se vestir) costumam também enfatizar essa característica!
Aqui, como bem se pode notar em tudo quanto é post e cliques diários, a caixa de lápis de cor está praticamente espalhada pela casa. Costumo falar que cor combina com cor no meu julgamento e com uma dose de discernimento e crivo, objetos com cores quentes e frias podem conviver superbem juntos. Talvez, na minha cabeça, as ideias também circulem livremente sem muitas pastinhas de assuntos e de forma multi. Pode lá ter sua relação com o espaço que me faz sentir à vontade
As salas para inspirar também refletem personalidades parecidas. O primeiro ambiente do mosaico, por exemplo, clicado na casa de uma artista plástica pela revista Casa e Jardim já me faz pensar em habitantes que importam-se pouco com uma organização clara e rotina certinha. Será que bate esta hipótese?
Espaços pré definidos por uma decoração planejada e desenhada até mesmo antes dos donos habitarem aquele cenário, para mim, funcionam bem para quem gosta de ter tudo bastante no lugar… Para que a ordem continue e a paleta de cores sempre esteja ponderada. Jamais imaginaria um ambiente pautado por uma única cor aqui, por exemplo… Me dá arrepios pensar que apenas um ou dois tons de objetos poderiam ser adquiridos ou criados para aquele espaço.
 
Dá para programar encantamentos? Ou pintá-los de uma só cor?
Fica a minha impressão de que preencher os nossos cantos com uma organização mais livre (sem ser aleatória!) tem a ver com levar as decisões de forma menos permanentes, de maneira mais flexível. Quando a casa permite acertos e erros e uma série de composições diferentes também reflete uma mutação. Não só do lar, mas dos acontecimentos que ali ocorrem. As coisas e cores se acumulam, se substituem e se alternam, mas com a personalidade similar… Sem tanta dureza nas escolhas ou caráter definitivo.
 
Será que este pensamento faz sentido para algum cômodo da sua casa? Cor também combina com cor por aí ou uma organização mais certa dá o briefing do ambiente? 
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
1 comentário
  1. Adorei ver a nossa moringa fazendo as vezes de vaso! :) ficou lindo!

    Responder