
O passo a passo desta cadeira está neste site.
Sabe nas feirinhas hippies aquelas pulseirinhas e artesanatos que você ou sua amiga adora? Então… Macramê é o nome de uma das técnicas usadas para chegar nesse tipo de resultado. Mas o mais legal é que não precisa ir só para o pulso. Essa técnica é usada também em artesanatos com outras finalidades. Deixa eu te explicar.
A técnica
A técnica do macramê é usada para tecer fios sem utilizar nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficando presos por diferentes nós. Esses nós podem formar cruzamentos geométricos, franjas e outras infinitas formas decorativas, depende da sua habilidade e, claro, da nossa querida criatividade.
As formas mais conhecidas do macramê são o ponto “festonê” e o ponto “nó duplo”, no primeiro: dois fios são usados, um esticado e o outro o enlaça formando nós. No segundo: três fios são usados, um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.
Como faz?
Tem os mais básicos e tem dos mais elaborados também, basta dedicar alguns minutos para se concentrar e acertar o ponto. No youtube tem vários vídeos de como fazer a técnica do macramê, vale a pena ir em busca! Esse tutorial do portal Bolsa de Mulher ensina o básico e esse outro não ensina apenas uma, mas seis formas de fazer macramê. É pra sair com diploma de expert, hein?
Qual material usar?
E agora que você já sabe qual fio fica esticado, qual passa por cima e qual passa por baixo, basta escolher o tipo de material que quer trabalhar. O mais comum é usar o fio de cera, que é um pouco grudento então ele não fica sambando e não perde a forma, mas pode ser barbante mesmo, pode ser fio de sisal, fio twine, (conhece?), pode ser de fio de malha (veja mais sobre o material aqui)… E o que mais seu mundo criativo permitir.
O próximo passo é decidir onde a peça artesanal com a técnica vai se encaixar melhor. Lembre-se que o estilo da trará instantaneamente toque rústico, fresco e mais leveza para o ambiente.
Dicas de aplicações
O macramê saiu da moda e foi parar na decoração contemporânea. Hoje em dia, vasos pendentes com fios trançados, cabeceiras, cadeiras e cortinas para divisão de ambientes e janela estão em alta. Ficam algumas sugestões de uso no post para se contagiar pela modalidade e estilo.

No passo a passo da Ma você aprende como fazer para cápsula de café, mas vale para qualquer tamanho.
Está pronta para dominar os fios?
Mãos à obra então e bora fazer arte!