No fim da faculdade, fui terminar as matérias em Lyon, na França.
Lugar que antes conhecia bem pouco e não imaginava tudo que a experiência poderia oferecer. Não seria tanto tempo. Eu já falava a língua, nunca tinha ficado mais de um mês longe de casa, tinha curiosidade de como seria morar em uma residência, como seria ficar comigo mesma, como seria cuidar de uma casinha, de mim, ouvir e falar muito francês, frequentar aulas diferentes, dormir e acordar com sensação de viagem e descoberta.
Sei que os seis, sete meses que passei em Lyon marcaram muito e me mudaram muito também. Incrível como guardo boas lembranças e como me sinto ainda próxima das sensações. Por lá, me apaixonei por feiras populares, por barracas de artistas, por passar horas em livrarias de desenhos e hqs, comecei a curtir chás e cafés à tarde com mesa arrumadinha e charmosa, ficar na margem dos seus rios olhando o fim da tarde, gostar mais das coisas simples, passei a me permitir a fazer coisas diferentes, escolher novos caminhos, ser mais paciente. Em Lyon, meu programa favorito era ir ao parque Tête D’Or, tirar fotos das flores e lago, andar pela feira à margem do Saône, aproveitar sua xepa (!), ver os livros por menos de dois euros, procurar objetos e roupas em feiras de rua (todo fim de semana, me deparava com um brechó ao ar livre), rir com minhas dificuldades como babá ou nas provas dissertativas de arte.
A estada por lá me fez muito bem e me fez começar muitas das coisas que faço e vivo hoje, como a vontade de compartilhar inspirações, criar e me dedicar a trabalhos no cola, admirar ilustrações, gostar de fotografia, ter aberto meu próprio estúdio, ter como programa favorito andar por bairros gostosos à pé e sentar em cafés de livraria. Enfim, me permitir levar a vida que eu gosto, porque tem milhares de jeitos de se viver e a gente pode escolher o nosso! =)
Não costumo compartilhar muitas lembranças por aqui, mas me deu tanta saudades de relembrar as cores e boas lembranças de Lyon. Às vezes me pego pensando que ainda seria capaz de reproduzir direitinho os caminhos que fazia à pé, lembro da cada fachada de loja e padaria, trajeto de metrô. A sensação é sempre boa. Lembra amadurecimento, boas inspirações, cores, cheiro de pain au chocolat, céus azuis e também meu presente.
Quem, um dia, quiser dicas, vou adorar ajudar! Se gostarem dos devaneios e lembranças, tem mais muitas fotinhos de onde vieram essas! ;)
Deu saudades tb Má… vc não é a única. Me vi em cada lembrança, q vc descreve sempre tão bem. Acho q essa viagem mudou a vida de tds nós. As cores, cheiros, sentimentos, lugares, farras, conversas… td isso compõe minhas memórias mais lindas, q com o passar do tempo parecem menos reais. Por isso gostei tanto desse post =)
Saudades de tds aí de sampa. Gros bizz
Mari Machado
Que delicia passar por aqui. Cada dia tem uma coisinha diferente que deixa a gente feliz. Adoro. Estou esperando vc me ligar. Beijossssssssssssssss da tia Sonia
Ma, é muito gostoso conhecer suas histórias. Adorei as fotos! Beijão!
Vamos voltar para lá? Que tal uma formule e depois um café?
Beijos,
Daninha
Ma, vc é fina até nas lembranças!
Eu, que fiz graduação em Araraquara, fico aqui babando com as suas memórias de estudante!
bj