Decoração
16 jul 2016

organização da casa: desapego e desacumulo!

No último post-revelação, contei sobre minha vontade de modificar ambientes da casa e desconforto com a decoração atual. Já viu? (Se não, volta lá! Ou, continue aqui para saber o que já coloquei em prática e como!) Nesses últimos dois dias coloquei a mão na massa e logo diagnostiquei duas coisas que seriam necessárias: desapego e desacumulo.

Mesmo não sendo muito consumista, tenho o dom de juntar coisas e percebi que era isso o que mais estava me deixando chateada no quarto e sala. Abaixo conto o que fiz, dicas e resultado!

Organização do armário = abrir lugar pro novo

armario organizado

Comecei dando um jeito na zona que andava meu armário. Aqui em casa, a falta de espaço para roupas é um problema, logo, não há porque guardar peças que não estão sendo usadas. Eu e o marido dividimos apenas um armário de duas portas e eu mantinha ainda duas araras. E é isso. No armário, tenho duas prateleiras pequenas. E é nesse espaço que tudo deve ficar em harmonia. Muito diferente do que se apresentava… Então, minha meta era:

  • retirar tudo que não tinha mais prazer de usar: ou porque já não estava bem cuidado, ou porque não servia bem, ou porque já fazia mais de um ano que não usava com frequência, ou que usava com frequência demais.
  • colocar em uma sacola as roupas bacanas que não estavam mais vestindo bem devido à gravidez e que estariam longe de servir nesse verão.
  • colocar tudo que seria descartado do meu armário e encaminhar para doações
  • retirar ao menos três pares de sapatos e três bolsas
  • eliminar muitos cabides e uma arara

 

Em algumas horas o desafio estava concluído! Uma sacola já foi doada, outras duas estão no carro para serem encaminhadas e a arca para o futuro (roupas para o pós gravidez) já está guardada. Ponto pra mim e um quarto mais limpo e até mais claro! Agora existe lugar pra tudo, sei onde estão, a roupa se mantem passada e nada precisa se abarrotar nas prateleiras! A próxima etapa será criar uma sapateira e organizar todos meus pares coloridos, na foto, só estão umas poucas sandálias jogadinhas. ;)

Mesa de trabalho em nova fase

No home office, que logo vai mudar de lugar na casa, o problema era maior. E também pelo mesmo motivo: muita coisa sobre a mesa e pouco lugar pra mim e meus pensamentos.

mesa de trabalho organizada

Como tenho muito material para criações de DIY de trabalhos, tinha o hábito de manter tudo à vista e exposto para estar à mão. Mas… O volume foi crescendo: lápis de cor, tintas, pincéis, fitas, agulha, barbante, canetinhas, canetas, estilete, tesouras. Cada coisa ficava em uma caixa, uma lata e tudo sujeito a pó. Aquilo já não tava nada legal e meu hábito de realmente trabalhar na mesa estava minguando. Solução:

  • tirar de cena tudo que não pertencia ao mundo home office (achei esmalte, exames, creme, pilha, necessaire e por aí vai)
  • eliminar todas as caixas, potes e latinhas – eram tantos compartimentos!
  • agrupar caderninhos e blocos e levar para a estante
  • retirar revistas craft
  • organizar tudo que era material de criação em duas caixas com tampa e bem setorizadas (fiz camadas e dividi técnicas)
  • manter sobre a mesa apenas o essencial para funções de trabalho – canetas, clipes, agenda, luminária.
  • colocar as novas caixas de materiais de criação abaixo da mesa

 

Ufa! Essa organização de mesa de trabalho pareceu mais penosa, mas terminou lindamente em algumas horas!

materiais organizados

Depois de finalizada a arrumação, a mudança me deixou muito, mas muito animada! Era como se eu visse novamente uma tela em branco e vontade de criar! E além disso, agora está mais fácil de pegar e guardar materiais e também me transportar para o andar  de baixo após a mudança de home office. Nova missão cumprida!

Deu vontade de organizar algum ambiente por aí? É uma delícia a sensação de renovação e dá gosto de manter a ordem. Veja se algumas das etapas e metas servem para a sua arrumação!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
5 comentários
  1. Ai, tão boas essas faxinas, não? Deixam a vida por um todo, mais leves.
    Cê viu meu post no blog que eu contei que saí da NZ sem nada? Tive momentos de irritação, não posso negar, mas foi superado hehhe.Bj!

    Responder
    • https://www.mastump.com.br/wp-content/themes/plicplac/imagens/avatar.jpg

      Pat, são tão importantes essas limpezas e desapegos, não? Eu não acredito que não levou nem a máquina e o manequim que tanto amava!!

      Responder
  2. Daniele Balbino

    Adorei sua organização, estou também precisando disso aqui em casa , estou grávida e praticamente sem roupas pra vestir, quanto ao home office vou criar o meu pois c o nascimento do meu bebê provavelmente vou trabalhar em casa.bjs obrigado

    Responder
  3. Diana M L Trindade

    Há muito que lhe acompanho e amo suas dicas.Parabens

    Amei as dicas.Parabens pela gravidez!

    Responder
    • https://www.mastump.com.br/wp-content/themes/plicplac/imagens/avatar.jpg

      Que demais ver cola-leitoras de longa data por aqui! Obrigada pela visita e comentário! <3 Volte sempre que juro que agora a intensidade de posts variados voltou!

      Responder