reflexão
07 jan 2014

Rituais clássicos para começar o ano. Quais são os seus?

Tirou o biquini do look diário, recompôs e coloriu as unhas, deu aquela hidratada nos cabelos, colocou a folha de louro na carteira (falhei nessa!), se prometeu perder uns quilos… E agora, como o ano inicia de verdade para você?
Todo mundo tem suas manias ao iniciar um novo ano. E nem precisam ser simpatias. São rituais mesmo, como passagens necessárias para nos ambientarmos a um novo ciclo e colocarmos na nossa cabeça que um ano repleto de novas oportunidades está só começando. A Ma que aqui colacorelinha (lembre-se que é um verbo transitivo direto com bons e variados empregos, novas leitoras) tem algumas atividades clássicas para este recomeço que podem muito bem ser as mesmas de quem me lê ou inspirar uma nova passagem! Os primeiros dias úteis acabam de começar, logo, está mais que em tempo para realizar cada uma.
1. Organizar seu espaço no lar: o home office, a escrivaninha, o ateliê, a penteadeira, a cozinha – aquele canto que seja seu e somente seu e onde você mais goste de criar e permanecer. > Tanto quanto um banho de sal grosso no dia 31 de dezembro, esta arrumação nos primeiros dias de trabalho ou produção neste ambiente fazem um bem danado. Aqueles papéis ou anotações que nem no último ano você usou, podem e devem ir para o lixo. As canetas que são queridas mas que já estão sem tinta imploram para ser substituídas. O enfeitinho que já está sem vida e cansado de decorar aquela parede merece ganhar novos ares e seu canto cores novas. Vai por mim, ver seu espaço revigorado, é dar vida nova a qualquer tarefa que se concentre ali. (e até mesmo o mascote sente-se mais feliz e relaxado!)

2. Escolha um calendário para ser seu novo companheiro: aquela visita à livraria careira ou busca incansável pelo calendário lindo e prático ao mesmo tempo já pode ser cancelada dos afazeres, os freebies ou arquivos gratuitos para baixar e imprimir são inúmeros! Oba! Quer uma notícia ainda melhor? A Carol do FTC organizou uma lista cheia de boa opções deles para a gente ter ainda menos trabalho. Você até pode abandonar este poster ou protetor de tela já nos primeiros meses do ano, mas neste momento, tê-lo ali por perto e novinho em folha faz a maior diferença.

3. Adquira uma agenda para se apegar: a princípio você não gosta da capa, se incomoda com as páginas ou pautas, prefere a do ano anterior a qual você achava perfeita. Mas isso é passageiro, minha gente: em muito em breve essa cadernetinha conta grande parte da sua rotina e vira aquela confidente dos apuros e compromissos mais adiados. E melhor: assume a nossa cara. Não gosta mais da versão de papel? Bom, então uma porção de aplicativos interessantes também pode substituí-la! No meu caso, a física, de papel e elástico na capa é imprescindível. Talvez seja coisa de quem trabalha só e como sua própria chefe. Ô necessidade essa de fazer listas e tiques! Que comecem os novos!

4. Coloque ao menos uma resolução em prática na primeira semana: escolher a cor da calcinha para a virada e anotar aquela famosa lista de desejos e metas é simples. O mais complicado é mesmo colocar qualquer resoluçãozinha em prática na vida real. Tô com algumas na cabeça desde que 2013 se mostrou turbulento e cansativo lá no finalzinho (como em todo ano acontece) e para que fique ainda mais firme, são até publicáveis. Desconectar-me nas horas necessárias para viver melhor a vida offline e também a online. :) iPhone e redes sociais são lindas, mas podem roubar muitos instantes proveitosos, até mesmo para quem trabalha com elas. Esses momentos que até podem virar bons posts, trabalhos novos, ideias criativas, passeios e conversas gostosas. A minha resolução já está saindo da cabeça e se tornando verdadeira. E a sua? (imagem daqui)

5. Reorganize a rotina e as prioridades: o dia a dia pode funcionar tal qual uma estante com seus objetos, caixas, organização, divisões. E nada mais eficiente do que dar aquela mexida nesta ordem no início de um novo ciclo. Se aqueles horários dos últimos meses já não estavam favorecendo rendimento, criação, vida em família, bem-estar… Por que não chacoalhar a rotina e dar novo layout a esta disposição de tarefas? Inclua novidades e tire aquilo que andava deixando uma das prateleiras carregadas. A foto vem das dicas de arrumação deste link, mas a re-ordem cai suberbem a nossa própria agenda e mente. 

Vamos recomeçar com criatividade e energia? Cola deseja um 2014 especial e repleto de realizações pra todos vocês que sempre me acompanham e compartilham inspirações e ideias! Obrigada pela visita e venha sempre, pois manter este canal colorido e com muitas novidades também faz parte do item 4. ;)
Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
4 comentários
  1. Olá! faz tempo visito seu blog, depois te perdi, agora te achei de novo por acaso, por causa de um salsicha! Você tem um salsicha!!! que amor!

    Eu amo salsichas! tenho 4! 1 menino e 3 meninas! tenho também uma rotweiller, vivem em plena alegria e harnonia!

    Muito legal seu blog! eu faço Tildas, quando quiser fique a vontade de me visitar.

    Beijo imenso para você e outro para seu(sua) salsicha!

    Donna Pri

    Responder
    • Ei, Donna Pri! Que bom que me encontrou novamente! E ainda pelo motivo de compartilhar este amor por salsichas! Tenho o Shoyu, meu filhote (com quase dois anos) mais que amado e mimado! <3
      Seja sempre muito bem-vinda! E um sorriso para estes 4 que vivem com você, que alegria!

      Responder
  2. Adorei, Ma, muito!

    Faço das suas, minhas palavras. É focar e seguir, mas sem esquecer de onde a gente saiu <3 Beijo grande! Alegria, saúde e muito trabalho criativo pra nós!
    Eva

    Responder
    • Já falei que você é uma mocinha muito carinhosa hoje, recém blogueira de nascença? <3

      Responder