Dicas
06 maio 2015

Você conhece o trabalho de gestão de conteúdo online?

homeoffice

Falar de empreendedorismo criativo, marcas autorais e pessoas que escolheram caminhos com negócios próprios é papo frequente do blog. Porém, nem sempre revelo meu próprio caminho criativo e como o negócio que escolhi como principal atividade tem relação direta com a vida criativa que tanto apoio e adoro escrever sobre.

Você está a par de como funciona o trabalho de quem faz gerenciamento de conteúdo online? Sabe qual é a importância dessa atividade para o posicionamento e relevância das marcas na web?

Depois de alguns bate-papos recentes e trocas de e-mails com quem procura por esse serviço e profissional mas não conhece bem quais as funções, responsabilidades e tarefas desse gestor de conteúdo, me veio o clique para o post. Abaixo, conto para vocês como funciona o meu trabalho para marcas criativas e um pouco sobre essa atuação que pode ser considerada bem nova e contemporânea. Afinal, gerir uma marca na web se fez mais importante com o boom das redes sociais e todas suas conexões e importância atual.

Um raio X da atividade 

Quem é o profissional por trás e quais suas habilidades frequentes: é mais corriqueiro que o gestor de conteúdo seja formado em Publicidade e Propaganda ou Marketing, por sua afinidade com o trabalho de branding (desenvolvimento da personalidade e posicionamento da marca), planejamento, pesquisa de mercado, edição de imagem, estudo dos canais de comunicação e desenvoltura com a linguagem online. Mas há muitos jornalistas que também seguem esse caminho pela redação e gestão de pautas ser parte importante da atividade.

homeoffice1

Quais as principais atividades deste trabalho? Tomar conta do gerenciamento de conteúdo online de uma marca é administrar sua imagem na web. Como a marca ou serviço vai conversar com seu público? Quais serão os canais que estará presente? Qual a linguagem? De que blogs e perfis a marca vai se aproximar? É esse profissional que elabora o tipo de texto, de imagem, temas e agenda das postagens, além de buscar o crescimento de sua presença online. Cada post deve conversar entre si e alimentar uma imagem coerente e concisa, diferente de outras do mesmo segmento e presente para o público que a procura. Além disso, será por meio do estudo da marca e seu mercado, que a gestão de conteúdo vai buscar atrair público, parcerias e gerar desejo e empatia por tal produto ou serviço.

Qual a abrangência desta gestão? Para cada marca e segmento, há necessidades especiais, assim como frequência e inserção na web. Há serviços que possuem públicos mais participativos e engajados nas redes sociais e outros nem tanto. Cabe ao profissional a análise das redes mais fortes para aquele público, onde é fundamental que esteja presente e ativo, quantas vezes comunicar e como interagir.

Um conteúdo e comunicação completos deve levar a marca ao Instagram, Facebook, Blog, Twitter, YouTube, Pinterest e até mesmo outras redes que vão surgindo e têm seu auge de tempos em tempos. Mais importante que seu número de seguidores ou quantidade de redes, está sua coerência e unicidade. Essa é a grande importância do serviço hoje em dia, em que há tantas possibilidades de se comunicar e por vezes falta a escolha da linguagem com personalidade, os momentos de agir, a definição de onde e para quem aparecer. Outra coisa é estar a par das novidades e assuntos em alta, em relação aos canais da moda, como o que é falado e se propaga aos quatro cantos naquele dia ou instante.

Será que o assunto interessou a vocês? Trabalho como produtora de conteúdo online e gerencio diversas marcas há mais de cinco anos agora e é um prazer abordar o tema e buscar novos desafios sempre. Se andava querendo saber mais sobre a atividade ou procurava por esse suporte para sua marca criativa, o bate-papo pode continuar! Me escreva e trocamos mais figurinhas. O meu contato está aqui ao lado e estou sempre online, como boa gestora de conteúdo para web deve estar. Sete dias na semana e sempre alerta!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
3 comentários
  1. REGINA FERREIRA

    GOSTARIA DE SABER COMO COMPRAR ESTE FIO DE2 CORES. mUITO GRATA rEGINA

    Responder
  2. Amei, você sabe de tudo mesmo! Só temos que agradecer, dicas preciosas. bj.

    Responder