Moda Criativa
17 ago 2021

Colorimetria pessoal: o que você sabe sobre o tema?

Por trás dessa telinha e em frente a várias letras desse teclado, escreve uma colorista pessoal recém formada e que vai mostrar um pouquinho dessa recente paixão que parece que há anos já faz parte da minha vida! Quando nos deparamos com um novo interesse que faz nossos olhos brilharem é assim, não é? Mas antes de contar sobre mim, vamos ao tema… Você já ouviu falar em colorimetria pessoal ou coloração pessoal?

O que é colorimetria ou coloração pessoal


A coloração pessoal é uma das etapas da consultoria de estilo que serve para descobrir quais as melhores cores para cada cliente de acordo com o seu tom de pele! Uma análise que não serve para limitar, mas servir como recurso de autoconhecimento. Parece difícil decifrar nossa cartela, né? E é mesmo, mas é uma questão de treinar o olhar!


Quando falamos em cor no meio da moda, há alguns mitos e verdades. Um deles é que o preto emagrece e o branco engorda. Existem cores que não caiem bem para alguns tipos de pele, como por exemplo as quentes e neutras quentes! Eu sou neutra quente e não tenho nem preto e nem branco na minha cartela. SOCORRO!! Calma, temos alguns truques para você continuar usando o pretinho que tanto ama. Vou explicar tudinho, fica com a gente!


Vamos lá, primeiro passo: Como ela é feita a análise de cores?


Os testes para a análise da coloração pessoal são feitos através de bases de tecidos de cores específicas que fazem a cor do rosto reagir de formas diferentes, mostrando ou escondendo as “imperfeições” do rosto. Quando colocamos o tecido que tem as mesmas características da pele da cliente, com toda a certeza ele irá valoriza e harmoniza todos os seus traços. Gostoso, né? Esses testes são sempre regados de muito carinho e leveza!


AI MEU DEUS, AMO UMA COR E ELA NÃO ESTÁ NA MINHA CARTELA, E AGORA?!


Calma, pra tudo tem uma solução! Eu quando fui fazer o meu teste, também fiquei apavorada, me questionando se teria que trocar tudo do meu guarda roupa. Óbvio que quando a gente vê o resultado do teste, a gente vai querer trocar tudo e só andar naquela cartela…. Mas, sem necessidade, tá? Se você está se sentindo bem usando a cor que não está na sua cartela, está tudo bem! O importante é se sentir bem e gostando do que vê e veste!


Vamos aos truques básicos e infalíveis para continuar usando cores que não estão na sua cartela e você ama.

  • Use as cores de maquiagem que estão na sua cartela;
  • Use as cores ou tonalidades que não estão na sua cartela na parte de baixo do corpo.
  • Use uma sobreposição de uma cor que esteja na sua cartela;
  • E, por fim, use os acessórios da sua cartela.

Esses 4 truques simples ajudam a suavizar o efeito negativo da cor! UFA! Podemos usar o preto e o branco ainda, caso ele não esteja na cartela!

E como combinar cores?

Vamos para a parte que mais amo, combinar as cores e o uso do circulo cromático, depois de descobrir a suas cores. Para quem não conhece, o círculo cromático é uma das ferramentas de trabalho mais importantes para quem trabalha com cor, moda e design.

O círculo cromático nada mais é que cores primárias, secundárias e terciárias. Essa cartela nos mostra suas cores e tonalidades, e de acordo com a forma como você as coordena, o seu look pode ser mais elegante ou mais criativo, mais jovem ou mais maduro, e por aí vai… Depende do gosto e da combinação de cada um, falando por mim, eu amo um look todo colorido! Com análise e estudo!


Mas, ai surge a pergunta: por quê fazer a coloração pessoal?


Além de eu já ser apaixonada pelo mundo das cores, a coloração só traz vantagens. Usar as cores certas para você terão efeitos positivos como:

Pele iluminada, suaviza olheiras, disfarça o aspecto de cansaço, harmoniza o rosto, disfarça pequenas imperfeições e manchas na pele e deixa o rosto com um contorno bonito!

Você já fez a sua coloração? Já teve curiosidade? Vem se colorir comigo!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
1 comentário
  1. Jaciara Oliveira Santanna

    Demais! Amei a matéria.

    Responder