No melhor estilo “faça você mesmo”, renovar os móveis pode ser uma opção fácil e econômica para dar outra cara ao ambiente. Algumas dicas de como pintar um móvel enviadas pela Suvinil podem deixar a tarefa mais simples! Confira boas sugestões abaixo e vamos ao extreme makeover!
Transforme o mobiliário apenas com as tintas
Na hora de repaginar a casa, uma das principais dúvidas é como escolher as cores. Neste caso, por que não colorir os objetos e móveis dos cômodos? Brincar com as tonalidades nestes elementos, deixam os espaços mais modernos e cheios de originalidade. Para evitar arrependimentos e garantir sucesso, antes de selecionar o tom desejado, leve em conta o estilo e as cores de móveis e objetos que já compõem o ambiente. Não se esqueça de relacionar os tons com o tamanho do móvel: tons claros para suavizá-los e escuros como contrapesos para destacá-los.
Agora, vamos à prática com dicas de acabamento e o processo de pintura de móveis do início ao fim!
Confira o passo a passo para dar outra cara à mobília:
1. Escolha da tinta: o tipo de tinta adequada para madeiras e metais é o Esmalte. A Suvinil oferece duas versões: Esmalte Suvinil Seca Rápido (base água) ou Esmalte Suvinil Cor e Proteção.
2. Defina a opção de acabamento desejado:
Acetinado: toque acetinado e requintado, brilho suave e alta resistência a limpeza ; Brilhante: toque liso e alto brilho, altíssima resistência a limpeza ; Fosco: sensação de toque seco. Ajuda a disfarçar imperfeições e irregularidades da superfície.
3. Preparação: forre o chão com jornal ou uma lona para não sujar. Para o esmalte base água, tenha em mãos um pano úmido, caso respingue fora do forro você conseguirá limpar facilmente. Para a tinta base solvente use aguarrás.
4. Pré-pintura: lixe levemente a superfície da madeira até eliminar o brilho, limpe o pó com um pano úmido e espere secar.
5. Pintura: siga as instruções da embalagem do produto. Aplique uma ou duas demãos de tinta com intervalo de 4 horas entre elas. Finalize com o esmalte na cor desejada, aplicando uma ou duas demãos com intervalo de 4 a 8 horas, dependendo da especificidade do produto.
O bichinho da transformação DIY te atacou por aí também? Recentemente transformei uma cabeceira de cama apenas mudando a sua cor e o resultado foi tão incrível que me perguntei por que não fazia isso mais vezes com móveis já caidinhos. Fica a dica para sua casa e boa criação!
Adesivar os móveis também é uma ótima opção para revitalizar o ambiente, parabéns pelas dicas.