Você já ouviu falar sobre dreads têxteis? A técnica artesanal criativa consiste em criar fios mais finos ou mais grossos usando fios e aparas de tecido para desenvolvimento de bijuterias. E é essa a base das peças criativas e autorais da marca Mil Fios que trago hoje para o blog! Garimpar histórias de marcas empreendedoras é tão legal!
Então, desvendar o que está por trás de produtos e negócios criativos é algo que quero deixar mais constante entre as postagens. Vamos saber mais sobre quem faz a Mil Fios, como surgiu, seus produtos e expectativas? Acompanhe abaixo e já pode babar nas cores e modelos de colares!
Motivação e surgimento da marca
A marca é um empreendedorismo feminino, resultado da união de duas amigas criativas. Lu é dançarina, casada com um personal trainner, mãe de dois meninos e era dona de um brechó até uns 6 meses atrás. Alessandra é pedagoga, casada com um músico e mãe de três. Já viu por aí que achar tempo para produzir e empreender todo mundo pode, não é? Ale conta que antes da marca atual, já explorou o mercado do artesanato ao desenvolver peças em madeira e tecido e também na criação de acessórios. Porém, não se sentia satisfeita com os ofícios.
Depois de conhecer a Lu e unir forças no empreendimento brechó, surgiu a chance de fazer um curso de bijuteria têxtil, coisa que se apaixonou de cara. “Apresentei então pra Lu, que com alma de artista e amante, assim como eu, do reaproveitamento de materiais, reciclagem e muita criatividade, amou na hora e abraçou a causa comigo.” Surgia assim a Mil Fios Acessórios, que tomou o lugar tanto dos brechós como dos acessórios tradicionais. Mergulharam nos fios e nas suas várias possibilidades com os dreads têxteis.
Mil Fios, a menina dos olhos
Para a criação das peças da marca, a dupla trabalha com cordão de algodão de milímetros diferentes, pedras naturais, linhas de diversos tipos, de cetim, algodão, seda, lãs, viés, retalhos de tecido como seda e viscolycra, miçangas, canutilhos e pedras naturais. Além disso, também reaproveitam restos de novelos e desmanchamos gravatas de seda para alguns modelos. Muito legal esse upcycling criativo!
“Nossa imaginação transborda quando estamos trabalhando. A marca virou nossa menina dos olhos!” Contam que enquanto criam uma peça, já surge ideia para muitas outras. “Cada vez que saímos para as compras de material, batemos o olho em algumas linhas e a peça já aparece pronta na nossa cabeça. Isso é muito bom!”
Técnica versátil
A técnica para todas as criações se baseia em dreads têxteis, que oferece muitas possibilidades de trabalho. Com ele podem fazer pulseiras, brincos, colares, cintos… E então acrescentam pedras, em alguns modelos, o capim dourado e muita criatividade!
Onde encontrar
Hoje a Mil Fios tem loja online, apresenta suas peças no Instagram, marcam presença no aeroporto do Rio de Janeiro e já embarcaram para Alemanha recentemente. Ale e Lu comemoram a possibilidade de apresentar cores e texturas brasileiras na Europa!
Passeando por tanto entusiasmo e criações caprichadas, é ou não motivo de comemoração? Fico feliz de conhecer o trabalho de vocês e desejo vida longa à produção da Mil Fios!