Inspirações
09 set 2021

Criatividade para fazer diferente: como marcas surgiram em período de crise

O cenário atual, de pandemia, não foi fácil para muitos profissionais, empreendedores e pequenos negócios.  Forçou empresas e pessoas, que foram atingidas diretamente, a se reinventarem, independente do seu segmento e tamanho. A criatividade floresceu em muito de nós diante desse cenário tão novo, mesmo que em níveis diferentes! Foi até bonito de se ver a onda criativa e apoio coletivo, não é? Porque começar do zero, não é nada fácil! E aprender uma nova forma de trabalhar tampouco!

Empreender no mundo dos negócios é uma arte e ser criativo também! E observamos bastante gente se arriscando e sendo criativo na redes. Dedicação não faltou aos nossos olhos! Vamos dar algumas dicas de como ser criativo em horas difíceis para quem ainda busca um novo norte ou se vê agora na hora de se reinventar!

Abra sua mente!

Fazer sempre as mesmas coisas e da mesma forma não é um aliado para ter um processo criativo bom! Saia da sua zona de conforto para buscar experiências diferentes! Os resultados são incríveis!

Seja curioso e questionador!

Já ouviu falar naquele ditado: “quem procura acha!” E acha mesmo! Basta ser curioso e não se contentar com as primeiras respostas ou pesquisas! Questione, pesquise, vá em frente que assim você dá um grande passo!

Procure desenvolver um ambiente criativo!

Já falamos muito por aqui sobre isso, mas é sempre bom reforçar que um ambiente onde as ideias são livres, é sempre mais criativo e inspirador.

Busque conhecimento extra!

Vamos combinar que conhecimento nunca é demais, não é? Tente sair do senso comum e do seu habitual, busque conhecimento em áreas que sejam diferentes do seu trabalho, isso é inspirador! Pode acreditar! Instigue e investigue, procure pelas mais diversas plataformas, como a própria internet para mentorias e workshops, os livros, cursos e até filmes! Vai te motivar e abrir um leque de conhecimento e criatividade gigantesco!

Exemplos fizeram nossos olhos brilharem: criatividade na crise

­Vamos falar de algumas marcas que colocaram isso em prática e se reinventaram ou nasceram em meio a esse caos que estamos vivendo? Muitos empreendedores surgiram e muitos produtos criativos nasceram.

Tramando tramas, da Jaci

Tramando fios, entrelaçando linhas: a Jaci se reinventou com a tapeçaria! E, pasmem, resolveu aprender o ofício do zero. Esforçada e dedicada, a zona de conforto passa longe da sua criatividade e empenho. Aplicada, ela coloca em prática cada ensinamento de forma espetacular! Busca referências, cursos online, questiona, instiga e tanto tapetes feitos sob encomenda como a forma de se comunicar estão inspiradores. É um prazer acompanhar: vai lá!

Cocaia Moda Praia, da Iza e da Ana

Desenhando peça por peça, criando e pensando sempre no meio ambiente. A Cocaia Moda Praia surgiu em meio a pandemia depois de reviravoltas na carreira de cada uma das sócias e vem mostrando cada vez mais ao que veio. Elas desenvolveram marca, modelagens, estampas, garimparam pontos de venda físicos e loja completa online. Acharam que seria amador só porque está no início? Que nada! Até a etiqueta foi desenvolvida com carinho. Vocês sabiam que seus biquínis são biodegradáveis, usam o saquinho de algodão substituindo o plástico e os restos de tecidos viram frufrus de cabelo? Pois é… É a vontade de aliar criatividade à sustentabilidade sempre! Comece a explorar pelo perfil no Instagram e conheça a proposta!

By Caru Valverde

Ela é artista plástica, designer de estampas e tem um mundo colorido ao seu redor! Não importa qual seja a plataforma digital ou o caos que passamos, ela não se acomodou, batalhou, estudou e criou muito! Caru mudou de área profissional após a maternidade, foi atrás de um sonho, aprendeu o que foi preciso para expressar sua arte e linguagem e desenvolveu de forma autoral produtos e criações de tirar o fôlego. Comunicadora nata, desenvolveu sua marca online, criou parcerias e apresentou as novidades de e-commerces a pontos de venda físicos. É uma explosão de cores que vale demais conferir e apreciar cada etapa do processo dessa reinvenção.

Cantinho da Rô

Um charme de brechó pensado para venda local em Ilhabela assim como para envio para todo do Brasil. A proposta do espaço surgiu no online num momento de extrema importância de se refletir sobre a vida útil das peças e economia circular. Quando compramos uma peça em um brechó permitimos a continuidade às roupas e proporcionamos a chance de toda uma nova cadeia se alimentar desse novo ciclo. A Rô arregaçou as mangas para fazer sua ideia tomar a proporção que já está hoje: desde a abertura já triplicou o espaço, passou do online para também ponto físico, profissionalizou as redes sociais da marca, partiu para live shops para entrar na nova tendência de consumo e busca a cada dia melhorar os processos com fornecedoras e clientes. Quer exemplo mais sustentável que esse? Quem é da Ilha não pode deixar de ir garimpar ou desapegar com ela!

O cara do cookie, do Gustavo

Com expertise em marketing e marca e uma receita das mais deliciosas de cookies, o Gustavo apresentou à ilha em meio ao isolamento total a possibilidade de ter cookies fresquinhos em casa. Sempre com abordagem divertida, embalagens com boas sacadas e marca bem humorada, a novidade cativou e não demorou para o esforço remoto também ganhar o offline. E assim, depois de se estruturar no online e entregas eficientes, o ponto em lugar estratégico parece que sempre esteve na ilha e ainda tem jeito de rede. Alguém segura uma boa e bem executada ideia? Mais uma inspiração para quem gosta de inovação. Vai lá e não perca a chance de curtir o cookie na cadeira de praia e café bem tirado.

Vinyasa em Casa, da Nathalia

Yoga online sim, por favor! Todos nós tivemos que nos reinventar e yoga online não podia ser mais inovador lá no começo de 2020, não acham? E agora o quanto já acham comum fazer uma atividade física guiada por um prof a kms de distância? Pois é: a tudo nos adaptamos e rapidamente! O Vinyasa em Casa surgiu com o isolamento social da pandemia como solução para impossibilidade das aulas presenciais. A Nathalia correu para se adaptar a nova realidade e fez do limão uma margarita. Desenvolveu o sistema 100% online com lives e vídeo chamadas, ajustou um cronograma atrativo, buscou parcerias, se capacitou para criar a comunicação, estrutura para captação de vídeos e hoje conta com mais de 50 alunos no virtual. E agora? Será que a realidade se tornará híbrida ou as aulas no conforto de casa vieram para ficar?

E aí? Se motivou a sair da zona de conforto depois desses maravilhosos relatos? Ah, vale contar relato pessoal? Como talvez já saibam, foi durante a pandemia que migrei meu trabalho antes apenas de produção de conteúdo e gerenciamento de marcas para consultoria de posicionamento online e passei a desenvolver módulos de organização de comunicação e co-criação via Zoom para empreendedores de todo Brasil. Já foram mais de 50 marcas que pude contribuir com a trajetória e esse gás ao conhecer tantos negócios criativos me fez ainda mais motivada com esse novo mundo que se abriu! Eu poderia trazer mais dezenas de outros profissionais e marcas para cá! Aliás, está aí uma ótima coluna para o blog, hein?

Criatividade é ou não a força motriz para fazer novas ideias vingarem? O que você faz? E o que planeja fazer para reinventar seus processos? Vamos juntos!

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