Moda Criativa
27 jul 2021

Vitrinismo: dicas para o visual da sua loja

Quem não se encanta com as vitrines bem montadas de lojas e sente desejo naquela peça exposta? Mas afinal, quem faz essas vitrines? Há um profissional apenas pra isso? Digamos que sim! E a sua vitrine é a porta de entrada para a sua loja!

Toda e qualquer forma de exposição de produto dentro de um ponto de venda que leva a imagem da empresa trata-se de Visual Merchandising. Todas as peças e disposição da loja e vitrine são pensadas para estar naquele lugar e gerar o desejo de compra!

Minha experiência prática

Tenho tido a oportunidade de realizar vitrines semanalmente e cada vez mais empregar teoria, amor e referências em prática! Eu sou muito passional e sempre traduzo a paixão pela moda em formato de vitrine. E cá entre nós, quando você faz aquilo que ama, impossível não ter sucesso! Reuni nesse material o que venho aplicando e aprendendo ao longo das composições.

 Vamos de 5 dicas infalíveis para transformar uma vitrine?

A primeira é “saia da casinha” para surpreender

  • Pense nas mais diferentes alternativas que você pode trabalhar, agora é a hora de imaginar e criar looks em que seu cliente sentirá desejo e mostrar aquela possibilidade dos seus produtos para ele.
  • Busque criar composições usando sempre as combinações do círculo cromático, a harmonia entre as cores vai causar mais impacto ao visual.

A segunda é “storytelling” (crie uma história)

O seu cliente muitas vezes não está em busca de um produto e sim de um sonho, uma boa história ou de um lifestyle. Mas aí vem a pergunta “Como eu faço isso?”

O look do manequim precisa ser igual o ambiente da história, por exemplo: um dia de sol pede looks coloridos ou estampados, um dia de inverno, por que não roupas quentinhas e cores que alegram o seu dia nublado? Dê possibilidades para que eles saiam do monótono e possam captar o que desejou contar por meio daquela combinação de peças.

Sempre coordene os produtos por cores!

Lembre-se da harmonizar as cores ao pensar em cada peça exposta, não monte looks de forma aleatória. Sabe o círculo cromático que citei lá em cima? Se tiver dificuldade de compor, ele é um bom aliado, tenha uma cópia com você, pode até usar na tela do celular!

A composição dos looks que você expôs no seu manequim é de extrema importância, porque além de gerar uma sugestão ao cliente para adquirir o look inteiro ou uma das peças, a composição incorreta pode desfavorecer a aparência de todas as roupas na vitrine.

Troque suas vitrines constantemente!

Como a vitrine é a porta de entrada da sua loja, mudá-la constantemente traz a possibilidade de mostrar uma quantidade de peças maior e variedade de possibilidades. Assim, chamando a atenção para o seu cliente entrar e ir em busca do que procura. Varie sempre e pense em diferentes perfis de consumidores!

E a quinta e última, mas não menos importante:

Ame a sua vitrine e faca com amor!

Essa dica pode parece óbvia, mas não é e vale a pena sempre lembrar! Tudo que você colocar amor e dedicação vai ser notado por seu público. Tudo feito com carinho e paixão enchem os olhos, não é mesmo?

Episódio marcante: Lembro a primeira vez que entrei na Galerie Laffayete e observava todas as vitrines, todas me encantaram, não sei se estava deslumbrada com aquele novo universo ou era a paixão, talvez um misto dos dois! E saber a história de amor que tem por trás de todas as roupas dessas grandes marcas de alta costura me fez admirar muito mais cada detalhe que observava.

Vocês também se encantam com grandes vitrines assim como eu? Ainda mais depois de saber toda essa paixão por trás? Minhas vitrines são recheadas de amor e sempre que tiver a chance trago mais dicas por aqui. 

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