Moda Criativa
30 abr 2018

Moda consciente: uma seleção de marcas únicas

Nos dias 23 a29 de abril aconteceu a FASHION REVOLUTION WEEK! Não lembra o que é esse movimento incrível? Tem matéria sobre ele [aqui] no blog. Conteúdo criativo de Marilia Pessini, colaboradora do blog!

A proposta principal é pelo menos uma semana por ano lembremos do valor da sustentabilidade nas marcas de roupa e sapatos por aí, pra que a gente possa aos poucos ir incorporando essa prática nos nossos garimpos maravilhosos e fashion de cada dia.

A premissa “compre menos, compre bem e faça durar” nos convida a escolher peças lindas, únicas, conscientes e duráveis, e que a gente enxerga o valor agregado da marca de cara! Dá gosto de comprar! Se você é como eu e adora ter peças exclusivas, gosta de ser única e se sentir maravilhosamente diferente, que nem sempre tá dentro das modinhas mas tem um brilho a mais nas produções fashion, vai amar essa seleção de marcas conscientes que eu selecionei pra gente. Eu mesma já comprei da maioria delas e recomendo de verdade!

Sigam-me as boas!

Fashion revolution: marca +ALMA – reunião de marcas do bem

+ ALMA https://www.maisalma.com/   @maisalmanoinsta

Como não começar por ela? Promovendo o #slowfashion, a +ALMA não é uma marca, é tão maior que isso! É uma plataforma colaborativa que conecta marcas éticas aos clientes, oferecendo aos consumidores produtos feitos sob os pilares do consumo consciente, ético e #crueltyfree. Uma seleção incrível de marcas e produções artesanais, autorais e inteiramente brasileiras. Valorização da cultura e da arte em todo o site que te permite conhecer o produtor da criação e a história que carrega. E vai de roupas e sapatos até produtos para decoração e acessórios.

O que você vai encontrar pelo site:

  • ADA – peças minimalistas para valorizar sua personalidade e estilo:
  • BRISA SLOW FASHION – usa tecidos naturais, orgânicos e reciclados, acompanha de perto  forma de plantio e tecelagem de seus fornecedores.
  • KASULO – Prioriza os tecidos reciclados da indústria têxtil e materiais naturas. A da foto é uma plataforma com macramê [trabalhado à mão] em algodão cru.
  • CRUA DESIGN – Cria peças minimalistas e versáteis com madeira de reuso.

Além das lojas do site existe um blog, o ALMAnaque, que elas descrevem com orgulho sobre um canal de informação com espaço aberto para debates sobre temas relacionados à essência da +ALMA, que englobam temas inspiradores como moda, sustentabilidade, veganismo, hábitos de consumo, feminismo entre mil outros assuntos interessantes. Veja no link!

Outras marcas autorais, muitas artesanais e todas cheias de amor

CAFUSA: bolsas de crochê em fio de malha ecológico e vegano <3

@cafusa.moda

HELEVE: a marca fabrica sapatos com matéria prima sem origem animal e são todos feitos à mão! Vá leve! “Heleve-se”!

@heleve.com.br

VOA: peças modernas e sustentáveis ligadas a um lifestyle principalmente ligado a natureza. O conceito da marca traz fluidez e leveza, e o botão de flor do símbolo remete ao processo natural e cíclico fundamental da VIDA! Não é legal? As roupas são leves e confortáveis, o que eu mais curto são as T-shirts.

@voagallery

VOCÊ SABIA?

E se juntasse um pouquinho de cada marca incrível pra fazer tudo uma roupa só? A Re-Roupa faz praticamente isso!

O Re-Roupa é uma proposta de criação de roupas novas transformando resíduos em matéria prima. Fins de rolo de tecido, retalhos e roupas com pequenos defeitos são transformados e aplicados na confecção de peças novinhas em folha! O Re-Roupa afirma acreditar na possibilidade de estender o ciclo de vida […faça durar] dessas roupas que já tiveram vida um dia e não teriam mais, usando processos criativos e inovadores como ferramenta. Isso tudo além de valorizar a mão de obra local e a capacitação de costureiras para esse processo criativo que é o transformador *upcycling*. O resultado é uma coleção mega descolada e desconstruída. Dá uma olhada também no insta! 

Peças da VOA e bolsa Cafusa

Só mais uma coisa antes de partir:

Eu sei que nem sempre a gente está disposto a fazer um investimento grande em peças de roupas. Em épocas de vacas magras é difícil e é natural fugirmos dos valores altos [apesar de ser realmente um investimento levando em conta que são peças que, bem cuidadas, vão durar!]. Acho que vale uma dica valiosa por aqui: pra quem defende que compra em lojas de varejo e fast fashion por falta de grana, ainda assim tem como escolher com mais consciência entre elas. A C&A é uma que eu sempre gosto de indicar pras amigas que usam esse argumento. Mesmo sendo uma loja de varejo é uma marca que defende ser pioneira no monitoramento de seus fornecedores subcontratados no Brasil. A empresa criou um sistema de auditoria e um código de conduta no fornecimento de mercadorias com o objetivo de impedir a continuação de qualquer tipo de mão de obra irregular e melhorar as condições de trabalho e das questões ambientais na cadeia de fornecimento.

É claro que eu prefiro te indicar marcas e produtos de produções menores, artesanais e\ou com mais alma na criação. Mas vale exaltar que existem empresas maiores que procuram se regularizar e se preocupar com esse tipo de questão [ainda que haja muito marketing envolvido].

Gostou? Conta mais sobre marcas conscientes que você também curte! Esse tipo de figurinha a gente tem que trocar!

Deixe seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Comente pelo facebook
0 comentários