passeio
13 maio 2013

Tudo culpa dos 27.

Bora voltar para a realidade, Marcela? 

Taurina que é Taurina adora curtir o dia de aniversário e já vai fazendo todos se lembrarem da data algum tempo antes, mas depois de umas várias celebrações em volta da mesa e cabeça avoadona… Bem que está na hora de mostrar ao que veio esta nova idade, hein?

No próprio dia 9 de maio, como é de costume, tive a maior dificuldade de marcar baladinha e organizar festa. Toda a minha habilidade de planejar semanas de postagens é zero comparada a de organizar grandes encontros. Fico aflita, ansiosa achando que ninguém vai aparecer, toda tensa. Coisa pouco relaxante para um dia que é pra ser de sorrisos. Então, bora fazer o que mais curto e mais me faz feliz infelizmente: comer em lugares maravilhosos!

Para o almoço, foi a companhia das amigas crafters Pri Sacoleira, Pat Rainha, Glá Trapo que me fizeram feliz da vida no restô asiático Nama Baru. A casa fica em Perdizes, bairro do coração da Pri, e foi ela a anfitriã. O local de agora, espaçoso e colorido, é novidade, mas a culinária típica já ganhou boas indicações e é famosona. Fui de wok de cogumelos (massa de arroz) e chá de jasmin com lichia. Vou tentar não falar da entradinha delícia e sobremesa ou me perguntarão onde estava o apetite para a noite, ok? Ambiente e comida aprovadíssimos (super leve, de verdade) e companhia  mais que divertida!

No jantar, o horário ficou reservado para a família (e maridinho for sure) e para uma mesa já com nome no Tartar&co, novo espaço de Erick Jacquin que merecia a data especial para a visita. É francezinho e é bitrô, mas tem música animada, gente jovem e preços que dá para ver o menu e sorrir! Sou uma carnívora das boas quando o assunto não é cozinhar para o moço e estava louca para provar as variações do Tartar. Por lá, tem o tradicional de carne bovina (minha choix), tem de atum, tem de salmão e até pastelzinho! Nos deliciamos e aqui até vale falar do gauffre (waffle belga) com calda de frutas vermelhas que estava divino para fechar a noite. 

A família saiu contentona e meu dia de aniversário gourmet estava completo!

Aí, algo se sucedeu depois da data que a cabeça continuou  nos pratos  nas comemorações e a vida seguiu de pernas para o ar até a segundona! Hora de dar oi para o Cola e para os trabalhos e fazer os 27 anos de sucesso e marcantes! Bora? Venham comigo que as atualizações não vão mais parar!

passeio
29 abr 2013

No centro antigo de Santos: Museu do Café

O padrinho querido mora no Guarujá, tão perto daqui e tanto tempo que combinamos uma visita. Pois neste último sábado tudo deu certo: agenda, programação e tempo bom! Partimos marido, eu e a Oma (avó do ) para um dia na praia diferente! Incrível como a viagem é curta, surpreendente. Em uma hora estávamos a postos e com roupa trocada para curtir passeios pelas praias e um tour já bem estabelecido pelo tio quase caiçara. ;)

Entre os programas, uma surpresa para mim que de cara sabia que viraria pauta para o Cola: o Museu do Café de Santos. Quem aí se lembra da Bolsa do Café que funcionava pertinho aos portos das aulas de história? Esta mesmo, toda produção parava lá antes do escoamento. O pregão do café se instalou neste prédio de esquina lindo no centro antigo até meados de 1950, quando foi transferido para São Paulo. Então, o local ficou fechado, passou por reformas e abriu as portas com restauro impecável em 1998. 


Para mim, o Museu do Café foi novidade. Mesmo encantada pelo tema, como sabem, desconhecia o programa cultural em sua homenagem. E  fiquei muito bem impressionada com as instalações. Logo na entrada, imponente e ao centro, a gente encontra a sala da bolsa do café, tal qual a um fórum, onde o produto era julgado e tinha o preço definido. O piso de mármore é  fantástico e tem um vitral lindo no teto. No andar acima, ficavam os barões do café, os grandes fazendeiros que traziam suas amostras e deviam ficar lá ansiosos aguardando o veredicto. Já quem fazia a degustação e avaliava a qualidade da amostra, eram especialistas que ficavam em uma salinha toda incrementada para a época. É essa da mesa circular e xícaras devidamente a postos. 

Não é legal ver ao vivo um pouco da nossa história? O cafézinho é protagonista da nossa economia e ver imagens das grandes fazendas produtoras, fotos de quem trabalhava na lavoura e esse casarão lindo é curtir a nossa história. E óbvio, ao fim da visita, tem uma cafeteria que nos aguarda com bons tipos de café e doces fresquinhos. Meu bolo de laranja com fubá marcou a tarde. Adorei e recomendo a visita! 

Pra quem também é de Sampa, acreditem, dá para ir almoçar, curtir a tarde e ainda voltar para o jantar. Foi o que fizemos sem cansaço algum. E pelo visto, tem mais várias atrações que merecem a visita! O Orquidário da cidade está também na minha lista. 

Para saber horários e tarifa: www.museudocafe.com.br

Gostaram? Cola também é cultura, hein? ;)

P.S.: A foto ampla não veio do meu iPhone como as outras, viu? É daqui.
Antes que vá embora… Já está participando do sorteio lindo? Clique.

Dicas
26 abr 2013

Antena ligada para as novidades para o Dia das Mães!

Os lançamentos de campanhas e updates de vitrines criativas e cada vez mais caprichosas (coisa nova por nossas bandas) não param uma semaninha sequer no ano, mas… 

Tem épocas que as novidades tentadoras se intensificam. Depois do Natal e início de verão, é certeza que a grande data é o Dia das Mães. Por que, né?  Merecem demais e depois de passados uns cinco meses sem grandes presentes, é hora de serem mimadas! E mesmo não sendo mãe, aproveito super a boa fase, já que apago velinhas bem perto do segundo domingo de maio e todo ano a comemoração é em conjunto.

Justificável o motivo pra ficar de olho atento às novidades e releases que chegam com as fofuras femininas? As boas novas da Imaginarium me chamaram a atenção e vão para wishlist de filha e de aniversariante. :)

Flagra na vitrine que já me fez curtir cada detalhe:

Toda a campanha e linha apresentam elementos ligados a jardim, pássaros e carinho. A ideia do cultivo está bem conectada ao amor de mãe e criação. Aí, entram produtos como maleta de jardinagem com todos os instrumentos estampados de flor (!!!) e outros produtos que nos fazem curtir momentos nossos como caixa e bule de chá. Essa dupla tem detalhes bem crafts como colagens de papel, fitas adesivas e ponto cruz. Estrelinha de favorito neles!


Todas essas novidades não fazem a gente criar listinhas como no Natal? Peço licença, já que o inferno astral e nova idade estão chegando e nada melhor do que mirar nos presentes!
Feito com carinho mesmo, Imaginarium. Mereceu post e elogios! 

Dicas
22 abr 2013

Cozinha afetiva com direito a sorrisos da Chef Benê Ricardo

O último sábado foi reservado à comemoração das três lindas décadas da Daninha, minha irmã mais velha e uma das minhas melhores amigas (porque a outra é a caçula)!

Festa lá em casa sempre esteve ligada à boa gastronomia. Dia dos pais e aniversários sempre são motivo para testarmos receitas e reunirmos a família em torno da mesa. Mas desta vez, a Dani quis fazer algo ainda mais especial… A gente continuaria com a tradição de jantar em casa, para curtir a família por mais tempo e sem reservas e à vontade… Mas, teríamos uma Chef entre nós! :)

E então, com a ideia fixa na cabeça, a Dani rodou sites, revistas e blogs atrás de boas recomendações e nomes. Não conhecia ninguém para indicar, mas ela logo veio com uma senhora sugestão toda animada: Dona Benê Ricardo. Alguém aí já conhece? Pois então anote o nome e contatos. A Daninha encontrou a princípio numa dica da revista Casa Claudia e aí, pesquisando mais, só encontrou elogios e aprovações!

A Chef Benê é mineira e cozinha há mais de 45 anos pratos brasileiros. Cozinheira de mão cheia mesmo! Foi a primeira mulher a se formar em um curso superior de gastronomia no Brasil e fala com orgulho dos vários nomes célebres para quem já cozinhou. Ela te ajuda a escolher o menu, faz as compras junto e passa todo o período em casa até servir o prato principal. 

Nosso sábado foi inteiro de festa! Nós três e minha mãe passamos a tarde juntas curtindo os preparativos e vendo a cozinhando acarajé, quindão, cocada mole, camarão na moranga… Foi uma perdição e tanto!


A refeição foi sucesso entre os convidados, a família reduzida. Aprovação total! O astral gostoso da Benê passa para a sua comida, que tem um jeito alegre e despretensioso. Com toda a certeza, o jantar da Daninha e da Benê será sempre lembrado com sorrisos!

Fica a dica para quem procura por uma celebração original e bem afetiva. :)


Contatos:
Benê Ricardo Tel: (11) 86560956 / E-mailchefbene@terra.com.br